Antiga capital da Dinamarca
Dinamarca capital Copenhague. Mas até 1455, a capital e a sede eclesiástica do Reino da Dinamarca foi ROSKILDE. Situada às margens de um fiorde do Mar Báltico seu edifício mais importante é a catedral gótica do século XIII. Sua importância seria como a Abadia de Westminster da Inglaterra. Nela estão sepultados 38 reis dinamarqueses, cujos túmulos de mármore e alabastro refletem o estilo da época de cada um deles. Cidade elegante, centro comercial e sempre preferida pela realeza. Possui um importante museu de navegação – Vikingeskibshallen. Cinco barcos em perfeito estado de conservação, descobertos e reconstruídos, em 1957. Datados do ano 1000, foram afundados no fiorde Roskilde para impedir a agem de navios inimigos. É possível fazer um eio pelo fiorde à bordo de um velho vapor de madeira. No verão, fins de junho, acontece o maior festival de rock do norte da Europa. Centenas de bandas se apresentam.
O castelo mal-assombrado
O Castelo de Elsinore, cujo verdadeiro nome é Kronborg Slot, serviu de inspiração para Shakespeare criar o atormentado Hamlet. Essa fortificação com agens secretas e uma sinistra masmorra, foi o cenário perfeito para a tragédia escrita por ele. Está localizado ao longo da rodovia litorânea a 45 km ao norte de Copenhague. São vários quilômetros com agem por vielas muito interessantes e belas. Fica na localidade de Elsinger que cresceu ao redor da fortaleza cercada por um fosso. Kronborg tem o aspecto de uma ampla residência real. Seus muitos salões são mobiliados com a arte da Idade Média. Uma suntuosa capela é o sonho de muitos casais de noivos dinamarqueses
Encenações de Hamlet
O personagem Hamlet, de Shakespeare, vê o fantasma de seu pai ordenar que ele vingue seu assassinato. A peça foi escrita em 1601, baseada numa lenda nórdica do século IX. Durante o verão, acontecem encenações de “Hamlet”, que são realizadas à luz de tochas, no pátio. Local perfeito para imaginar um nevoeiro espesso e sinistro com o atormentado príncipe disparando flechas para a sua vingança.
Castelo e suas assombrações
Hoje, os visitantes encontrarão outro lendário fantasma que assombra o Castelo de Elsinore. Ele é Holger, o dinamarquês, companheiro de Carlos Magno, cuja estátua encontra-se no porão. Dizem que, se a Dinamarca estiver em perigo, seu espírito ressuscitará para defender o reino.
Palácio de Grasten ou Gravenstein
É o palácio onde a família real dinamarquesa a os curtos dias de verão. Está localizado a 38 km ao sul de Copenhague, na pequena cidade portuária de Sonderborg, na costa do Mar Báltico. Todo pintado de branco é chamado de Palácio da Paz. Está em meio a gramados e jardins de múltiplas espécies de rosas. Além de residência no verão, os reis apreciam receber convidados. Sonderborg, quase uma vila, onde todos se conhecem e quase convivem com a família real. Os anfitriões locais gostam de receber e hospedar visitantes ou turistas.
Uma família real moderna
A família real dinamarquesa se mostra simples, ível e respeitada. A rainha Margarida II ou Margrethe II foi casada com o conde francês Henri de Montpezat, cujo título oficial era príncipe Henrik, falecido em 2018. Margrethe ascendeu ao trono em 1972. Ela, com alto índice de aprovação abdicou em favor de seu filho Frederico, em 2024. Hoje é o Rei Frederico X. É um reinado de muita aprovação pelo povo. O país possui uma agricultura de alta tecnologia, grandes empresas, alto e estável nível de vida. A rainha mãe também vive em uma ala do Palácio de Amalienborg – residência oficial nos arredores de Copenhague.
A realeza dinamarquesa
O Rei Frederik André Henrik Christian nascido em 1968, casado com a princesa Mary Elisabeth Donaldson nascida em 1972, hoje: Rainha Mary. Seus filhos: Isabel, Vicente e Josefina. Isabel é a herdeira ao trono.
Regime de governo
O Rei Frederico X possui função representativa e cerimonial. É a monarquia constitucional do Reino da Dinamarca, Groenlândia e Ilhas Faroé. A religião é o luteranismo e o monarca é a autoridade suprema da Igreja. O regime é o Parlamentar. O Primeiro Ministro é o chefe de governo e é nomeado pelo Rei. O restante do ministério é nomeado pelo Primeiro Ministro. Atualmente, o Primeiro Ministro é uma mulher: Mette Frederiksen, desde junho de 2014.
Os escandinavos e as velhas cidades
Muito ligados ao seu ado, os escandinavos mantêm a história viva em cidades antigas impressionantemente bem preservadas, para prazer dos turistas. Raras são as cidades medievais tão belas quanto Ribe, na Dinamarca. Esta cidade já foi anteriormente comentada. Cercada por vastas planícies costeiras, cujo mar inunda regularmente os pastos, ela pode ser percebida de muito longe por sua alta catedral, plantada bem ao centro do burgo. Aqui, as ruelas pavimentadas mostram belas casas normandas de um ou dois pisos, com seus telhados vermelhos, seus ornamentos em madeira esculpidas e sua pesadas portas de madeira entalhada. O charme maior fica, no verão, na sua Grande Praça com suas feiras, bandinhas e as famílias sentadas na praça ou nos gramados.
Conclusão
Copenhague mostra que o automóvel não impôs ali a sua lei implacável. Grandes áreas reservadas a pedestres, ciclistas calmos e respeitados. Uma perfeita arte de restauração de monumentos convivem com uma das mais belas arquiteturas modernas. Praças para tomar sol nos belos dias de sol, ruelas de traçado medieval, casas simples em madeira. Tudo misturando ado e presente com uma beleza única.