21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Ensino fqw

Fisioterapia URI realiza estudo sobre terapia com cães 4fz20

Terapia com cães auxilia na melhora do quadro clínico das crianças

teste
Divulgação
Por Assessoria de comunicação
Foto Divulgação

Sabe-se que a adesão de pacientes a um tratamento às vezes é difícil, ainda mais para crianças. A necessidade de pesquisas com novas abordagens terapêuticas faz com que o tratamento lúdico crie um ambiente mais confortável e incentive o paciente a realizar as atividades sem perceber, melhorando assim o seu quadro clínico.

Uma dessas modalidades é a Terapia Assistida por Cães (TAC), que é uma abordagem que utiliza cães treinados para auxiliar no tratamento de indivíduos que possuem algum déficit, sendo uma terapia com bastante êxito para crianças que não possuem medo de cães. Essa terapia melhora a relação com outros indivíduos, além de trazer mais alegria e motivação tanto para o paciente quanto para a família, promovendo melhora nos déficits existentes.

O Trabalho de Conclusão de Curso de Fisioterapia, da acadêmica Fabiana Paula Giorgi, orientado pela professora Márcia Bairros de Castro, objetiva avaliar os efeitos psicomotores de um tratamento com terapia assistida por cães em uma criança com Síndrome de Down.

Segundo o INCA (2016) o contato com animais libera e aumenta os níveis de serotonina, endorfina e diminui os níveis de cortisol, gerando uma sensação de bem-estar, promovendo efeitos positivos sobre a saúde física, emocional e mental dos indivíduos. Também é um instrumento de estimulação crucial para os órgãos sensoriais, sentido cinestésico e o sistema límbico, atuando na educação e na motricidade ou na reeducação motora e na organização pedagógica.

Qualquer raça de animal pode participar, porém, sempre é avaliado pelo adestrador o comportamento temperamental para tentar evitar possíveis riscos aos pacientes. Para tanto, a parceria da equipe Super Pàtas de Erechim, com os animais Anita e Khatucha, constitui-se em fator determinante para a realização do estudo. São animais treinados, preparados para cada sessão e com adestramento específico para serem Cães Terapeutas.

Leia também 3l63

  • Cultura hip hop movimenta IFRS Campus Erechim 4f4l2d

    Apresentações de dança, grafite e rima integraram estudantes à Semana do Hip Hop, que acontece anualmente em Erechim

  • Visita técnica enriquece aprendizado de estudantes de Medicina Veterinária da URI q2e1c

    A iniciativa fez parte da disciplina de Doenças Infectocontagiosas, ministrada pela professora Natalie Zorzi, que acompanhou o grupo de alunos

  • MEC revisa regras para cursos de Educação a Distância no ensino superior v41f

    As novas regras para cursos de EaD visam garantir ensino de qualidade, interação efetiva entre alunos e professores, e a valorização das atividades práticas essenciais para a formação superior

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    PDT vai ter candidato a deputado estadual e federal no Alto Uruguai

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Se gritar pega ladrão...

  • Diocese 2z5x2x

    O primeiro amor nasce no seio familiar

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice