O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com o projeto VisitaCult – Erechim, promoveu na terça-feira (20) uma atividade especial voltada à cultura hip hop. O encontro, realizado no campus, contou com apresentações artísticas que integraram os elementos centrais desse movimento urbano, como dança, música e arte.
A atividade fez parte da programação da Semana do Hip Hop, evento tradicional no município, que neste ano ocorre até o dia 25 de maio. Durante o encontro, os propositores da semana compartilharam seus conhecimentos e suas vivências sobre os quatro pilares da cultura hip hop.
O breakdance foi apresentado por Arthur dos Santos, produtor, coreógrafo, professor e bailarino. Na sequência, o universo dos MCs e das rimas foi explorado por Natan Urban, que trouxe exemplos e reflexões sobre a importância da oralidade no movimento. Já a expressão visual ficou por conta do grafite, apresentado pelos estudantes Bianca M. de O. Brandalise, conhecida como Soma, e Juan G. C. Melo, o Urban, ambos alunos do 3º ano do curso técnico em Design Gráfico integrado ao Ensino Médio no campus.
Participaram da atividade estudantes do 3º ano dos cursos técnicos integrados em Design Gráfico e Mecatrônica, além do 2º ano do curso técnico em Química, acompanhados pelas professoras Carina Dartora Zoni, Cheila Basso e Elisa Iop.
A proposta do evento foi proporcionar aos alunos uma experiência cultural, aproximando-os dos elementos artísticos e sociais que compõem a cultura hip hop, além de estimular reflexões sobre diversidade, expressão e identidade.
Sobre a Semana
Instituída pela Lei Municipal nº 5.884/2015, a Semana do Hip Hop é um evento anual que acontece na terceira semana de maio e celebra a cultura do hip hop no município. Ela é organizada pelo Movimento Hip Hop e Batalha do 5º Elemento, com apoio da Prefeitura de Erechim. A programação inclui diversas atividades como palestras em escolas, corridas, campeonatos de futebol de rua e BMX, além de apresentações de grupos de rap e batalhas de MCs.