21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite 5j2g5x

Marcos Leite

Jejum pra quê? 6o333z

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Para uma boa amizade, qualquer minuto é sagrado. E numa dessas visitas relâmpago em que os amigos sopram as brasas da amizade, ganhei um presente do amigo Gilberto Correia. Jornalista e pastor evangélico, me presenteou com um livro que contém 365 reflexões e que se chama Momentos com Cristo.

Pílulas de bom dia

Desde que ganhei o livro, comecei a ler a página do dia antes de começar o trabalho. Sem inspiração para escrever, lembrei da mensagem que havia lido pela manhã. Falava da recompensa da humildade. Em síntese, diz que o sujeito que cultiva o espírito de humildade, torna-se mais protegido contra as falácias e armadilhas da vida quotidiana. Em outras palavras, a humildade traduz a essência de se viver sem grandes expectativas e, portanto, sem sofrer as decepções que ocorrem quando não atingimos certos objetivos que colhemos pelo caminho.

Promessas

É possível que a primeira frase do pequeno texto seja a própria conclusão. Dizia assim: “pouca coisa é capaz de despertar mais o imaginário e motivar o coração que as ricas promessas de um permanente estado de alegria”. A partir daí é que o espírito da humildade se torna consolador. Promessas são incertezas. Quando dependem da vontade alheia, são ainda mais arriscadas, por serem pontos de partida e não estações de chegada. Entre o início e o fim, há uma série de variáveis capazes de transformar a almejada alegria em frustração.

Os livros

Mas voltemos aos livros. E olha que nem só de livros vive o homem. Felizmente, em comparação à décadas adas, hoje são poucos os que não sabem ler. No entanto, os que aprenderam ainda vivem como os analfabetos. Ler se tornou uma perda de tempo. Não que se perca tempo ao ler, mas sim porque ninguém mais tem tempo para tal. Acomodar-se comivamente numa poltrona e se deliciar com a leitura tornou-se um artigo de luxo na vida das pessoas. Cansadas, as pessoas já nem a televisão assistem. Está tudo na palma da mão. Distraem-se rolando imagens para cima ou para os lados. O que antes fazíamos com as páginas, hoje fazemos com as telas.

Outra pérola

E nessas experiências com os livros, acabei encontrando um pequenino livro de pensamentos onde li algo relamente impactante: “procura viver e agir ao longo da vida, como à beira da morte gostarias de ter vivido”. Não há dúvidas, é  uma grande verdade. Dessas que até o estômago dói quando lemos. Se aprendêssemos a viver com esta mentalidade, de que amanhã poderá ser o último dia, certamente não perderíamos tempo com coisas futuras, com as tais promessas. Aceitar a finitude e mudar o comportamente é sim um gesto de humildade.

A doença da vez

Nossa sociedade está adoecida. Essa é uma verdade de que não podemos negar. Os índices de suicídio entre os jovens e a quantidade de pessoas que desenvolvem distúrbios psicológicos é outro indicador de que as coisas vão mal. Vivem-se os dias sempre iguais, numa busca quase que cega pela tal felicidade. Modelos mentais que nos chegam a todo o momento e nem nos damos conta. Perdemos nossas identidades e com isso, amos a ter de nos enquadrar em modelos identitários que nos são enviados a partir do que um algoritmo nos recomenda. Com o tempo, é só isso que nos é mostrado. Onde foi parar a nossa essência? Onde está a nossa capacidade natural de dar um basta, de mudar o sentido das coisas?

Jejum

Há quem discorde disso tudo. Há quem viva muito bem, graças a Deus. Para alguns, esse novo meio de viver conectado a tudo e a fazer tudo ao mesmo tempo pode funcionar perfeitamente. Claro que sim. Nada contra. No entanto, não somos ilhas. De que adianta ser feliz em um mundo de gente infeliz? É preciso recuperar e recriar certos hábitos. Sobretudo, é preciso ter humildade e reconhecer que a vida não é feita de promessas, nem das que fizemos para nós mesmos, tampouco das que nos fazem a todo o momento e sequer nos damos conta. É preciso desconectar. Vem aí a quaresma, um bom motivo para que possamos jejuar de certos comportamentos e, quem sabe, reencontrar nossa verdadeira essência.

 

Leia também 3l63

  • Compensar b30s

  • Gentileza 4qh5g

  • Culpa ou consciência? 1j7036

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    PDT vai ter candidato a deputado estadual e federal no Alto Uruguai

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Se gritar pega ladrão...

  • Diocese 2z5x2x

    O primeiro amor nasce no seio familiar

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice

Publicidade 6s594i

Horóscopo 2o1b3t

Gêmeos
21/05 até 20/06
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade 6s594i