21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Política 566e5p

Famurs marca presença na XXVI Marcha a Brasília em defesa dos municípios 6e6057

Promovida pela CNM, é considerada a principal mobilização do movimento municipalista brasileiro

teste
FAMURS 116.jpeg
Por Assessoria
Foto ASCOM

 A presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, participou na terça-feira (20) da abertura oficial da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, além de ministros de Estado, deputados federais, senadores e mais de 5 mil gestores de todo o país.

Promovida pela CNM, a Marcha é considerada a principal mobilização do movimento municipalista brasileiro e reúne, anualmente, milhares de prefeitos na capital federal. Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, a edição de 2025 destaca a importância de fortalecer os municípios como protagonistas no desenvolvimento nacional.

Debates

Nesta edição, os debates giram em torno de temas centrais para os municípios, como a PEC da Sustentabilidade Fiscal (66/2023), a participação dos entes locais no Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – previsto na reforma tributária –, além de pautas prioritárias nas áreas da saúde e da educação.

         Durante os três dias de programação (20 a 22 de maio), a Famurs está com uma forte atuação institucional no evento. A entidade conta com um stand próprio, no espaço J, que tem funcionado como ponto de apoio e articulação para os prefeitos e prefeitas gaúchos presentes na mobilização.

“A presença da Famurs na Marcha é fundamental para garantir que as demandas dos nossos municípios sejam ouvidas. Estamos aqui para reforçar a defesa do pacto federativo e lutar por mais autonomia, recursos e condições de gestão para os municípios gaúchos”, destacou a presidente.

Atuação institucional

 Durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) está promovendo uma forte atuação institucional, com a instalação de um stand próprio, localizado no espaço J do evento. O local tem servido como ponto de referência para os gestores municipais gaúchos e espaço de acolhimento, articulação e e técnico.

A iniciativa reforça o compromisso da Famurs com os 497 municípios do Rio Grande do Sul, oferecendo um espaço estratégico dentro da Marcha para atender prefeitos, vices, vereadores, técnicos e demais lideranças locais. No stand, os visitantes são recebidos pelas equipes das áreas técnicas da entidade, que estão à disposição para orientar sobre demandas municipais, projetos, captação de recursos e articulações junto ao Governo Federal.

Além do atendimento direto, o espaço também tem funcionado como ambiente de troca de experiências, diálogo e fortalecimento do municipalismo, reunindo autoridades e representantes de diferentes regiões do estado. A presença constante de prefeitos no local tem destacado a importância da atuação conjunta e da representatividade gaúcha na principal mobilização municipalista do país.

Agendas na capital federal

Paralelamente à atuação no stand, a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, também cumpre agendas institucionais em Brasília. Na segunda-feira (20), participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reuniu lideranças de todo o Brasil para tratar de pautas prioritárias para os municípios.

No mesmo dia, Adriane também esteve em reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, debatendo temas como recomposição de perdas financeiras, apoio federal aos entes locais e o fortalecimento da gestão pública municipal. A Famurs também esteve representada em agenda com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, onde tratou sobre a solicitação dos municípios para a suspensão do cumprimento da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) por 24 meses, visto que os municípios ainda sofrem com os impactos financeiros causados pelo desastre climático que atingiu o RS.

 A presidente Adriane reafirmou seu compromisso com as pautas que impactam os municípios, em especial a questão da securitização da agricultura, as reformas tributária e da previdência, além da proposta da criação de um fundo de desenvolvimento para os estados do Sul.
           Com sua presença ativa na Marcha, tanto no atendimento direto aos prefeitos quanto na articulação política, a Famurs cumpre seu papel como entidade representativa, técnica e comprometida com os interesses dos municípios gaúchos.

Leia também 3l63

  • Secretaria de istração promove treinamento sobre processos legislativos u2230

    Conforme explica a secretária da pasta, a proposta é aprimorar os serviços internos

  • Prefeitos e vereadores podem ter mandato de seis anos em 2028 3316t

    Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas a partir de 2034. Mas antes disso, tem o período de transição

  • “A Marcha simboliza o compromisso com a população que vive na ponta e nunca desiste” 4g2g3d

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Próximo prefeito de Erechim terá mais de R$ 3,36 bilhões de orçamento em seis anos

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    Discernimento à luz do Espírito

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice