Nesta 10ª matéria da série de reportagens, o Jornal Bom Dia conversou com a representante da Associação de Moradores do Bairro Parque Redenção, com o objetivo de mostrar o que a comunidade mais precisa e, assim, dar voz às reivindicações e percepções daqueles que vivem o dia a dia no bairro.
Para Rosanete Bonatto, comerciante e moradora há 23 anos no local, pioneira no bairro, as melhorias no o ficaram muito boas. “Porque era uma rua muito estreita, com fluxo muito grande. Era difícil até sair da garagem com o carro. Agora, com o Parque Arvoredo, até aumentou o movimento de carros, mas a rua está larga. Precisávamos de um local assim no bairro, porque não tínhamos nada para fazer, é um espaço que ficou ótimo. Morar, aqui, no Redenção é muito bom, tem um povo bem trabalhador”, ressalta. Ela acrescenta, com relação à saúde, que a reclamação no posto é a falta de médicos.
Associação
A Redação do Jornal Bom Dia entrou em contato com a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Parque Redenção, Silvia Andréa Fortes, que reou informações importantes sobre o desenvolvimento do bairro e as demandas que ainda necessitam de atenção por parte do Poder Público.
Infraestrutura
“Destacamos como melhoria, significativa, o asfaltamento das ruas Romilda Carraro e João Caruso, beneficiando, diretamente, o bairro Redenção, além de empresas, comércios e bairros vizinhos”, ressalta a presidente da associação.
Ela acrescenta, entretanto, “que a retirada dos postes que, anteriormente, obstruíam a rua, exige, agora, uma ação urgente de sinalização viária, com a devida pintura das faixas de divisão, garantindo segurança a motoristas e pedestres”. Na quinta-feira (15), à tarde, ocorreu um acidente de trânsito na entrada do bairro, e, segundo moradores, os acidentes são recorrentes, também, na outra extremidade, no cruzamento das ruas doutor João Caruso, com a Casemiro Giacomoni e Silvestre Chiarello.
De acordo com Sílvia, outro ponto crítico é a obstrução dos eios públicos nestas ruas, que precisam de fiscalização. “Hoje, estas ruas se encontram ocupadas por árvores, materiais de construção, madeiras e demais obstáculos, inviabilizando a circulação de pedestres. Considerando o grande fluxo de veículos, é fundamental que esta situação seja resolvida com prioridade”, afirma a representante do bairro.
Unidade Básica de Saúde do Bairro Atlântico
Segundo Sílvia, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Atlântico atende também a comunidade do Bairro Parque Redenção. “Ela ou por melhorias estruturais e isso é conquista importante, resultado de reivindicações conjuntas de diversos bairros da região. No entanto, ainda carece de especialidades médicas e de ampliação no número de fichas disponíveis, considerando que a região abrange uma população superior a 20 mil habitantes”, observa ela.
Coleta de Lixo
De acordo com Sílvia, o problema da falta de recolhimento do lixo tem ocorrido com frequência no bairro. “A associação tem comunicado, prontamente, o Poder Público sempre que estas situações são verificadas. Apesar de compreendermos que a empresa responsável pelo serviço possui limitações operacionais, é inissível que o problema persista sem uma solução definitiva”, ressalta a represente do bairro.
Abastecimento de água e sistema de esgoto
Sílvia afirma que o abastecimento de água tem sido irregular e instável, afetando diretamente os moradores. “Além disso, a recente substituição dos medidores de consumo de água gerou estranheza, porque muitos moradores relataram duplicação ou até triplicação do valor das contas, sem justificativa plausível. Diante disso, fica a dúvida se os medidores antigos apresentavam erros ou os novos dispositivos estão programados inadequadamente”, questiona.
Apoio institucional e representatividade
Por fim, a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Parque Redenção ressalta que é filiada à União das Associações de Moradores de Erechim (UAME), entidade-mãe que tem prestado fundamental apoio técnico e documental para a entidade. “Está fortalecendo nossa legitimidade na representação dos interesses do bairro”, afirma.
Fundação e evento tradicional
De acordo com Silvia, o Bairro Parque Redenção completará 27 anos de criação, no dia 23 de setembro. “A data será marcada por reflexões e comemorações, destacando o crescimento da comunidade e os avanços conquistados ao longo dos anos”, comenta.
Ela comenta que o evento mais tradicional do Bairro Parque Redenção é a Festa do Suíno que é realizada, anualmente, no mês de fevereiro. “Em 2026, ocorrerá a 18ª edição da festividade, consolidando-se como um importante momento de confraternização entre os moradores e de valorização da cultura local.
Matéria nos bairros
A proposta destas matérias é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia nos bairros do município, os dias bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores da comunidade.
O município de Erechim é formado, atualmente, por 58 bairros que se expandiram nos últimos anos, horizontalmente, em todas as direções da cidade, descentralizando o crescimento urbano e o desenvolvimento econômico.
Ao mesmo tempo, este processo exige maior presença da istração pública e investimentos, permanentes, em infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água, luz, coleta de esgoto, calçamento, transporte público, segurança e áreas de lazer, para proporcionar as condições mínimas para a população viver bem nos bairros.