Nesta 11ª matéria da série de reportagens, o Jornal Bom Dia conversou com o representante da Associação de Moradores do Bairro Morado do Sol. A proposta é mostrar as demandas e avanços das comunidades de Erechim, o que elas mais precisam e, assim, dar voz às reivindicações e percepções daqueles que vivem o dia a dia nos bairros.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Morado do Sol, Vilmar Cardozo, de modo geral, o bairro está em boas condições, em serviços e na infraestrutura urbana. “O asfalto foi feito aqui na rua Santa Inês, no ano ado, por solicitação da associação. A iluminação pública está boa, um reho. Não temos problemas com segurança, a polícia a com frequência no bairro”, explica.
Conforme Vilmar, na área da saúde, a cada 30 dias, vem um médico fazer atendimentos, na sede da associação, e os moradores utilizam a UBS São Vicente de Paulo. “O bairro tinha alagamentos, mas os bueiros e tubulações foram ajeitados pela prefeitura. Ainda tem uma boca de lobo, na rua doutor Alcebíades da Cunha Cabral, que as grades estão soltas e podem causar acidentes.”, observa Vilmar.
Dengue
No que diz respeito à dengue, Vilmar comenta que os agentes da Secretaria de Saúde fazem a fiscalização constante no bairro. “E a população está sendo consciente e ajudando, cuidando para não deixar água parada nas suas casas”, afirma ele.
Dedetização
Ele comenta que uma das demandas do bairro é com relação à dedetização. “Temos muitos problemas com insetos, ratos e baratas. Eles fizeram dedetização, no ano ado, ajudou muito, mas teria que ser mais seguido, porque a infestação é grande”, ressalta o presidente da associação.
Segundo Vilmar, o bairro também está precisando de atenção da prefeitura no trânsito, principalmente, na sinalização de algumas ruas e instalação de duas lombadas. “Algumas placas até foram instaladas, recentemente, mas tem ruas, com muito movimento, sem sinalização”, afirma.
Ele enfatiza que as placas, que identificam os nomes das ruas no bairro, também precisam de manutenção. “Muitas estão enferrujadas, como a da rua Santa Inês que dá o à sede da associação. Quem não conhece tem dificuldade para chegar”, observa.
Por fim, outra necessidade urgente da comunidade seria instalar, pelo menos, dois quebra-molas em ruas onde os carros andam muito rápido. “Um deles seria na rua doutor Alcebíades da Cunha Cabral para diminuir a velocidade dos veículos e outro na rua Santa Inês. De modo geral, morar aqui no bairro é muito bom, é um lugar tranquilo”, destaca Vilmar.
Matéria nos bairros
O objetivo destas matérias é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia nos bairros do município, apresentando os problemas e avanços. Para isso, nada melhor do que ouvir os moradores da comunidade.
O município de Erechim é formado, atualmente, por 58 bairros que se expandiram nos últimos anos, horizontalmente, em todas as direções da cidade, e descentralizaram o crescimento urbano e o desenvolvimento social e econômico.
Ao mesmo tempo, este processo exige maior presença da istração pública e investimentos permanentes em infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água, luz, coleta de esgoto, calçamento, transporte público, segurança e áreas de lazer, para proporcionar as condições mínimas para a população viver bem longe das áreas centrais do município.