O município de Áurea, considerado a Capital Polonesa dos Brasileiros e do Brasil, contou com o espetáculo internacional do Grupo de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia, Polônia (Zespól Piesni i Tanca Politechniki Warszawskiej), no dia 23 de abril. O espetáculo foi realizado no Ginásio de Esportes Dr. Nédio Omizollo de Áurea, na direção do renomado coreógrafo e diretor Janusz Chojecki.
O Grupo de Canto e Dança da Universidade Politecnica de Varsóvia existe há 72 anos e conta com mais de 40 estudantes universitários. Os jovens, além de estudar, aprendem dançar, cantar, tocar e depois mostram a cultura polonesa para a Polônia e outros países do mundo. O espetáculo foi organizado pelo Grupo Folclórico Polonês Auresovia, com todo o apoio da prefeitura de Áurea.
Acompanharam o evento autoridades civis e religiosas, visitantes da região, inclusive do Estado do Paraná, representantes das entidades polônicas, entre elas a Braspol, representantes dos grupos da Rota Turística Caminhos Poloneses de Áurea: Trilha do Imigrante e Resgatando a História; a Família Auresovia, representantes do Grupo Jupem de Erechim, Grupo Góry de Carlos Gomes e a comunidade aureense.
A comunidade local também já pode antecipar os festejos de maio da Comunidade Polonesa do RS com a vinda deste grupo. Por Decreto Estadual Lei Nº 11.949, de 28 de agosto 2003, no dia 3 de maio é o dia da Comunidade Polonesa no Estado do RS. O intuito é destacar a colônia polonesa gaúcha, que deu uma grande contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O decreto é por gerações ajudou a manter vivas as aspirações polonesas por uma independência do país. Também se celebra no dia 3 de maio o Dia de Nossa Senhora Rainha da Polônia.