O município de Entre Rios do Sul foi palco, na quinta-feira (22), do I Seminário Regional de Produção e Comercialização de Alimentos na Região do Alto Uruguai. O evento aconteceu no Centro de Cultura e reuniu agricultores familiares, lideranças regionais, representantes de cooperativas, universidades e órgãos governamentais para discutir as potencialidades, desafios e oportunidades do mercado institucional voltado à agricultura familiar.
A programação contou com painéis temáticos sobre políticas públicas de incentivo à produção e comercialização de alimentos, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e iniciativas como o "Vale Feira", que promovem a inserção de produtos da agricultura familiar no mercado institucional.
Especialistas abordaram o papel das cooperativas, sindicatos e do poder público na organização e fortalecimento da agricultura familiar. Experiências bem-sucedidas foram compartilhadas por lideranças de cooperativas como ECOTERRA, Nossa Terra, CECAFES e COPERFAMÍLIA.
Entre os palestrantes estiveram a Profª Dra. Zenicléia Angelita Deggerone (UERGS), o professor Ulisses Pereira de Mello (UFFS) e os técnicos da Emater/RS-Ascar Cleunir Augusto Paris e Marcos Cesar Pandolfo, além do Agente Territorial da Superintendência Federal do MDA, Maurício Kaspe. Eles contribuíram com dados, reflexões e experiências locais sobre a execução de políticas públicas nos municípios da região.
O evento contou com a presença do prefeito Irson Milani, do vice-prefeito Rodrigo Oliboni, da presidente do Legislativo Patricia Lorenzi Piccoli, demais vereadores, do Secretário Municipal de Agricultura Alex Maria, demais secretários, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim Fernanda Tacca Angonese bem como engenheiros agrônomos e extensionista da entidade além de lideranças de entidades e agricultores. O deputado estadual Adão Pretto Filho anunciou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, em parceria com o senador Paulo Paim, destinada a investimentos na agricultura local.
Além das atividades formativas, houve um momento de confraternização com almoço servido pelo coletivo de mulheres no recém-inaugurado Centro Cultural Municipal – CTG Recanto dos Xirús, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização dos espaços públicos culturais e rurais.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Entre Rios do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Emater/RS-Ascar e SUTRAF, com patrocínio da CRESOL, SICREDI e BANRISUL, e apoio da UERGS, UFSM, UFFS, CONAB, SDR e diversas entidades parceiras.