21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Região 41r5e

Tempo de aprendizado e revisão de conceitos 4y4758

Para presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, principal desafio do setor é fazer nova leitura dos clientes

teste
Foto: Arquivo BD
Por

Para presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, principal desafio do setor é fazer nova leitura dos clientes 

O comércio vive um novo tempo. A competitividade cada vez mais comum em mundo globalizado impõe novos desafios, processos e maneiras de relação com o cliente. Diante disso, uma mudança se faz cada vez mais necessária.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Erechim, Evandro Luís Fhynbeen, na última década o comércio teve um período de grande fortalecimento das redes de lojas. “A profissionalização do nosso empresário se tornou muito necessária. Uma questão de sobrevivência. Nosso comércio começou a ver uma mudança significativa dos hábitos de compra. Tanto virtualmente como nas lojas físicas. Um período de muito aprendizado e de rever conceitos”, aponta.

Neste sentido, conforme Fhynbeen, a mão de obra é um dos pontos importantes que os lojistas têm a gerenciar. “A qualificação é fundamental. E quando falamos em treinamento, nos referimos muito mais do que conhecer o produto. Mas, de entender tendências que virão. De interpretar o estilo que seus clientes possuem e "casar" estes dois itens com a capacidade financeira de compra. Nossos atendentes têm que se capacitar muito”, destaca.

Outra leitura do cliente

Para o presidente da CDL, o principal desafio do comércio é fazer uma nova leitura dos clientes o mais rápido possível e se adaptar. “Não é uma tarefa simples. Pois, acreditamos que o ‘sempre foi assim’ ainda funciona. Temos dificuldade e uma grande resistência à mudança. Mas, é vital para nossa sobrevivência”, pondera Fhynbeen.

Questionado sobre como as tecnologias têm exercido influência sobre o comércio, o dirigente ressalta sua ascensão. “O avanço tecnológico é um grande aliado. Mas, somente os empresários que se adaptarem a isto, colherão os frutos. A internet veio muito forte, as lojas virtuais não param de crescer”, enfatiza. Mas, por outro lado, Fhynbeen afirma que “nunca se viu tanto a necessidade de contato pessoal como hoje”.

O dirigente ressalta que “os lojistas que conseguirem aliar os contatos virtuais com as ações físicas, com a interação pessoal com o produto, terão êxito”, e exemplifica: “Conheça seu cliente pelas redes sociais. Veja seu estilo pessoal. Envie tendências de moda para ele conforme seu estilo. Convide para um café e monte um look com a ‘cara’ dele. O cliente está mais exigente. Ele não é mais fiel a uma marca. Esta fiel a ele mesmo. Quer comprar e pagar o menor preço possível. Ele também está em transformação”, resume. 

Com isso, segundo o presidente da CDL, o bom atendimento somente não o atrai mais. “Devemos sempre procurar surpreender. Loja bonita, produtos conforme tendências, preço honesto, bom atendimento, buscar inovação para seus clientes. Conhecer o estilo pessoal de cada cliente. Estar sempre em contato, trazendo promoções para eles”, destaca.

Novo momento

Para Evandro, o comércio vive um novo momento e, neste sentido, a busca constante da entidade que dirige se volta à qualificação dos empresários lojistas e suas equipes. “Também, não medimos esforços em fazer eventos para atrair os consumidores para nossa cidade. Estamos juntos com a Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), poder público e outras entidades incentivando o Projeto da Requalificação do nosso centro. O objetivo é dar uma cara nova e direcionar para o convívio das pessoas. Mas, precisamos que os lojistas participem. Queremos um comércio forte e temos a capacidade para isto. Mas, somente conseguiremos unindo força, parando de reclamar e buscando soluções”, finaliza.

 

Leia também 3l63

  • Valorizar o patrimônio cultural da cidade e fomentar o turismo c6658

    istração de Barão de Cotegipe firma convênio com Paróquia para iluminação da Igreja Matriz

  • Conscientizar e importância de atitudes preventivas no ambiente escolar 3m6f1v

    Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Sul Educação promove ação de combate ao bullyimg para estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Dom João Becker

  • Buscar novos recursos, projetos e investimentos para Ponte Preta 34b2y

    Prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, vice-prefeito, Élsio Valduga, e a primeira-dama, Jônia Celi, participam da Marcha dos Prefeitos e buscam novos recursos em Brasília para o município

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Em crise, transporte público será socorrido com R$ 1,44 milhão pelo Executivo

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Caimento correto do blazer masculino

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    Discernimento à luz do Espírito

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    As bizarrices das redes sociais