Com o aumento dos casos de doenças respiratórias, estar informado é o primeiro o para proteger a saúde, principalmente com a chegada do outono e aproximação do inverno. Estar atento aos sintomas de doenças respiratórias, como gripes e resfriados é essencial para entender quando é necessário procurar ajuda médica.
Segundo o médico infectologista da Unimed Erechim, Vanderlei Augusto Madalozzo, entender os sintomas gripais é fundamental para agir com responsabilidade. “O principal sinal de alerta que começa geralmente é a febre, dores no corpo e calafrios. Todas as viroses começam de forma parecida, onde a pessoa se sente mais cansada que o normal”, explica.
O especialista destaca que alguns pacientes podem apresentar ainda tosse, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e, em alguns casos, dificuldade para respirar. “Na maioria das vezes, esses sintomas podem indicar apenas uma queda na imunidade, especialmente após contato com alguém que apresentou sintomas leves. Recomendamos que adultos jovens, sem doenças pré-existentes, monitorem o quadro nas primeiras 48 a 72 horas, utilizando medicamentos sintomáticos para aliviar a febre e as dores no corpo. Caso os sintomas persistam ou piorem após esse período, é essencial buscar atendimento médico”, orienta Madalozzo.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), realiza diversas campanhas ao longo do ano para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado das doenças infecciosas.
Confira as principais recomendações para se proteger são:
Higienizar corretamente as mãos: utilize água e sabão ou álcool 70%, e evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz.
Adote boas práticas respiratórias: ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou com lenço descartável. Descarte os lenços corretamente.
Fortaleça a sua imunidade: mantenha uma alimentação equilibrada, beba bastante água, pratique atividades físicas e tenha uma boa qualidade de sono.
Mantenha a vacinação em dia: vacinas contra a gripe e a Covid-19 são fundamentais para reduzir complicações e evitar formas graves das doenças.