Erechim enfrenta um cenário preocupante com o aumento de internações causadas por doenças respiratórias, especialmente pela Influenza A, neste início de ano. O crescimento expressivo dos casos reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.
Situação nos hospitais
De acordo com o Hospital de Caridade de Erechim, desde o começo de 2025 já foram registradas 40 internações por Influenza, além de mais de 500 atendimentos no Pronto Socorro relacionados à Influenza A. Comparado ao ano ado, houve um aumento nas internações. Todas as idades tem sido afetadas, principalmente crianças e idosos.
Apesar do crescimento no número de pacientes, o hospital não enfrenta superlotação ou aumento na demanda por leitos clínicos e de UTI especificamente para essas doenças respiratórias. Segundo o hospital, a vacinação é um fator crucial para reduzir a gravidade dos casos e evitar hospitalizações, principalmente entre os grupos de risco, como idosos, gestantes, imunossuprimidos, crianças e portadores de doenças crônicas.
Já na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), segundo o diretor Rafael Ayub, a procura por atendimentos relacionados a Síndromes Respiratórias Agudas (SRA) cresceu muito desde a segunda quinzena de abril, refletindo também no aumento das internações. Sendo que das 34 internações registradas no FHSTE, entre 17 de março e 19 de maio, ocorreram 8 óbitos, sendo 5 pacientes de Erechim e os demais de cidades vizinhas como Barão de Cotegipe, Estação e Áurea.
Segundo dados do núcleo de epidemiologia do FHSTE, no período de janeiro a maio de 2025, foram registradas 43 internações por gripes e outras doenças respiratórias: 39 por Influenza A e 4 por COVID-19. Isso representa um aumento de 600% nas internações por Influenza A em relação ao mesmo período de 2024 (de 5 no ano ado para 39 neste ano), enquanto as internações por COVID-19 caíram 69% (de 13 em 2024 para 4 em 2025). No total, o número de internações subiu de 18 em 2024 para 43 de janeiro até o presente momento de 2025.
No que diz respeito à faixa etária, os adultos foram os mais afetados, com 73 internações por Influenza A e 72 por COVID-19. Crianças entre 1 e 3 anos também apresentaram casos de Influenza A, mas não houve internações pediátricas por COVID-19 até o momento.
Contudo, o FHSTE enfrenta superlotação na UTI, com 5 pacientes graves em ventilação mecânica ocupando leitos (dos 20 disponíveis) e 2 pacientes aguardando vagas na sala vermelha. Também há escassez de leitos de isolamento, com pacientes retidos no pronto-socorro aguardando transferência.
Vacinação em Erechim: situação e ações
Conforme explica o secretário de Saúde, Vianei Mueller, a meta para 2025 é vacinar 90% do público prioritário contra a gripe. “Hoje estamos com cerca de 34% do público vacinado e vamos intensificar as ações para alcançar a meta e proteger nossa população contra a doença”, afirmou.
Até o momento, 38,59% dos idosos, 20,65% das crianças e 29,10% das gestantes foram imunizados. A procura pela vacina é fundamental para aliviar a pressão nos hospitais. A vacinação previne formas mais graves da doença e evita complicações.
Para ampliar a cobertura, a Secretaria de Saúde promoveu uma vacinação especial no último sábado, quando mais de mil pessoas foram imunizadas. No entanto, o município ainda precisa vacinar mais de 80 mil pessoas, e até agora apenas 23.081 receberam a vacina.
Novo dia de vacinação em Erechim
Atendendo à necessidade de ampliar a imunização, a Prefeitura de Erechim realizará no próximo sábado, dia 24, mais um dia dedicado à vacinação contra a gripe. A ação acontecerá das 8h às 14h na Esquina Democrática e no Master Sonda Shopping.
A vacina está liberada para todos os públicos e é fundamental para evitar que os hospitais continuem lotados por complicações respiratórias. “Vacinas salvam vidas. Se você ainda não se vacinou, aproveite esta oportunidade,” concluiu o secretário Vianei Mueller.