Em 2025, o Rio Grande do Sul comemora os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado. Para marcar essa data, o município de Gaurama promoveu uma programação especial, por iniciativa e organização do Coral Municipal Vida e Canto (CVC), com apoio da istração Municipal e da Câmara de Vereadores. Participaram o prefeito de Gaurama, Eliezer Zanatta, e demais membros da istração municipal; presidente do Legislativo, Délcio Graboski, e vereadores; o juiz da Comarca de Gaurama, Fernando Vieira dos Santos; presidente da Fainors, Marcos Aurélio Dalla Rosa; além dos grupos de canto Coral Alegria em Do Ré Mi, Coral Municipal Infantojuvenil, Grupo Fazendo História e o Coral Saber Viver; e comunidade em geral.
A festividade foi realizada no Cineteatro Cecília Zago Burin, na terça-feira (20), e iniciou com a apresentação de elementos que simbolizam a trajetória dos imigrantes italianos, conduzidos ao palco por representantes dos corais e pessoas da comunidade.
Em seguida, foi iniciada a sessão solene da Câmara de Vereadores, possibilitada por requerimento apresentado ao Legislativo municipal pelo vereador, João Vitor Todeschini scon. Na oportunidade, o Legislativo fez a entrega de uma placa comemorativa ao Coral Municipal Vida e Canto. Na ocasião, foi apresentado um audiovisual resgatando a trajetória dos imigrantes e a chegada deles ao estado e em Gaurama.
Outro momento especial foi a participação da jovem, Kauane Saccomori, que representa com orgulho as novas gerações que preservam a memória e as tradições deixadas pelos seus pais, avós e bisavós. Ela, que aprendeu a língua italiana em casa, com seus familiares, fez uma saudação em italiano, celebrando com autenticidade e emoção os 150 anos da imigração italiana em nossa terra.
O Coral Municipal Vida e Canto, anfitrião do evento, interpretou uma música italiana sob a regência do maestro Eduardo Trierveiller e, para encerrar, todos os grupos cantaram o hino da imigração italiana, “Merica, Merica”