Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite e aprimorar as práticas de manejo forrageiro, foi realizado na última quinta-feira (15) um encontro técnico sobre Pastagem e Silagem. A atividade aconteceu no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Centenário e na propriedade do casal de produtores Clóvis e Marlei Gutowski, proporcionaram um ambiente prático e dinâmico para troca de conhecimentos e experiências. A atividade contou com a presença do extensionista rural e médico veterinário Frederico Modri Neto, da Regional de Erechim, e apoio da Prefeitura e reuniu agricultores locais.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para a eficiência da produção leiteira, como o cálculo da oferta de pastagens, manejo adequado com definição das alturas de entrada e saída, além da importância do preparo do solo, coleta de amostras, análise e adubação. Também foram discutidos o dimensionamento de piquetes conforme a disponibilidade de pasto, técnicas de sobressemeadura de pastagens de inverno e o manejo das pastagens perenes de verão. Um dos destaques foi a apresentação das variedades de inverno mais indicadas para a produção de silagem, como aveia e azevém, enfatizando seu papel estratégico na alimentação dos animais e no aumento da produtividade leiteira.
Os participantes puderam visualizar na prática o potencial das culturas de inverno e como a silagem pode ser integrada de maneira eficiente ao sistema produtivo, contribuindo para o aumento da produção de leite por animal.
De acordo com os organizadores, o encontro foi altamente produtivo, promovendo o fortalecimento técnico dos produtores e incentivando o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira na região.

Previsão completa