Encerrada no início da noite deste domingo (11), a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos promoveu uma série de atividades culturais e literárias na Praça Prefeito Jayme Lago, batizada durante o evento de Praça do Livro. A programação reuniu autores, livreiros, instituições de ensino, patrocinadores, apoiadores e o público em geral, fortalecendo o o à leitura e ao livro.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes, dos quais cerca de 4 mil eram estudantes de escolas de Erechim e da região. A equipe organizadora também foi reunida pelo secretário para um agradecimento público pelo trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos 11 dias. “Acredito que tudo o que nós planejamos foi alcançado. Esse foi um trabalho feito por muitas mãos”, afirmou.
Encerramento simbólico com sino e homenagem à literatura
A patrona desta edição, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, expressou gratidão pela oportunidade de representar a feira e homenageou Ademar Francisco Brum, figura homenageada em 2025. Em sua fala, ela refletiu sobre o papel transformador da literatura e os encontros proporcionados pela feira: “Ser patrona não é um título, é uma travessia feita de encontros, de escuta, de entrega, de presença. A literatura tem esse poder único: transforma momentos em eternidade”.
No encerramento, a patrona percorreu os estandes tocando o sino, ato que simbolizou o fim oficial do evento.
Apoio institucional e reconhecimento à organização
A 26ª Feira do Livro foi organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Recebeu apoio de diversas instituições públicas e privadas, entre elas: Sicredi UniEstados, V Graf, Academia Erechinense de Letras (AEL), Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas, Sesc Erechim, URI, UFFS, UERGS, IFRS, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
Durante a solenidade, o vice-prefeito Flávio Tirello relatou a satisfação dos expositores com os resultados obtidos em termos de público, vendas e participação. Para ele, a feira reafirmou seu papel na promoção da leitura e do livro: “Esse evento foi reconhecido como um dos melhores dos últimos anos. O desafio agora é seguir aprimorando e incentivando continuamente a formação de novos leitores”.
A programação foi encerrada com apresentação da Banda Groovaqui, marcando o fim de mais uma edição dedicada à literatura, à cultura e ao convívio comunitário.