21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Cultura 5z2t3x

Chega ao fim a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos 4m5v4f

Com ampla participação popular e programação cultural diversificada durante 11 dias, estimativa é que 20 mil pessoas aram pela Praça do Livro

teste
Feira do livro de Erechim
Por Comunicação PME
Foto Milena Mezalira

Encerrada no início da noite deste domingo (11), a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos promoveu uma série de atividades culturais e literárias na Praça Prefeito Jayme Lago, batizada durante o evento de Praça do Livro. A programação reuniu autores, livreiros, instituições de ensino, patrocinadores, apoiadores e o público em geral, fortalecendo o o à leitura e ao livro.

 

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes, dos quais cerca de 4 mil eram estudantes de escolas de Erechim e da região. A equipe organizadora também foi reunida pelo secretário para um agradecimento público pelo trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos 11 dias. “Acredito que tudo o que nós planejamos foi alcançado. Esse foi um trabalho feito por muitas mãos”, afirmou.

 

Encerramento simbólico com sino e homenagem à literatura

 

A patrona desta edição, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, expressou gratidão pela oportunidade de representar a feira e homenageou Ademar Francisco Brum, figura homenageada em 2025. Em sua fala, ela refletiu sobre o papel transformador da literatura e os encontros proporcionados pela feira: “Ser patrona não é um título, é uma travessia feita de encontros, de escuta, de entrega, de presença. A literatura tem esse poder único: transforma momentos em eternidade”.

 

No encerramento, a patrona percorreu os estandes tocando o sino, ato que simbolizou o fim oficial do evento.

 

Apoio institucional e reconhecimento à organização

 

A 26ª Feira do Livro foi organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Recebeu apoio de diversas instituições públicas e privadas, entre elas: Sicredi UniEstados, V Graf, Academia Erechinense de Letras (AEL), Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas, Sesc Erechim, URI, UFFS, UERGS, IFRS, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Durante a solenidade, o vice-prefeito Flávio Tirello relatou a satisfação dos expositores com os resultados obtidos em termos de público, vendas e participação. Para ele, a feira reafirmou seu papel na promoção da leitura e do livro: “Esse evento foi reconhecido como um dos melhores dos últimos anos. O desafio agora é seguir aprimorando e incentivando continuamente a formação de novos leitores”.

 

A programação foi encerrada com apresentação da Banda Groovaqui, marcando o fim de mais uma edição dedicada à literatura, à cultura e ao convívio comunitário.

 

 

 

Leia também 3l63

  • Erechim convida população a participar da Consulta Pública presencial da Política Nacional Aldir Blanc Ciclo 2 5h659

    A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas, com ou sem atuação no setor cultural, garantindo ampla escuta da sociedade

  • Inscrições abertas para Missão Técnica Empreendedora à Mega Artesanal 3u582l

    Feira oferece oportunidades para quem gosta e faz arte, artesanato e artes manuais

  • Getúlio Vargas e Maximiliano de Almeida recebem atividades culturais e de lazer da RecreArte, do Sesc 224g1f

    Ações gratuitas para a comunidade acontecem nos dias 21 a 23/05 e 28 a 30/05, respectivamente

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Prefeitos e vereadores podem ter mandato de seis anos em 2028

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    O primeiro amor nasce no seio familiar

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice