A Prefeitura de Entre Rios do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a EMATER/ASCAR, SUTRAF e com o apoio da Câmara de Vereadores, promoveu, na tarde de segunda-feira (5), uma importante reunião, com objetivo de apresentar aos agricultores locais os incentivos oferecidos pelo município para diversificação da produção de alimentos.
A proposta é mostrar aos produtores que a istração Municipal é parceira e está empenhada em fomentar outras culturas, além da soja e do milho, que, atualmente, enfrentam desafios, especialmente para o pequeno produtor. Durante a reunião, foram abordados incentivos voltados à bovinocultura de leite, à ampliação da avicultura e, principalmente, ao projeto de citricultura.
O município já possui uma lei aprovada desde 2023 que garante apoio à implantação de pomares cítricos nas propriedades, mas muitos produtores ainda não têm conhecimento dessa possibilidade. O governo municipal reforçou que há recursos disponíveis e que os interessados podem aderir ao projeto.
Além disso, foi apresentado o interesse do município em retomar a Feira do Produtor, que há algum tempo deixou de ser realizada. A peça já está alocada e os primeiros os estão sendo dados para que os agricultores locais possam comercializar diretamente seus produtos.
Durante o evento, o secretário Municipal de Agricultura, Alex Maria, destacou que a secretaria é parceira do agricultor. “E está sempre em busca de alternativas para melhorar a renda e a qualidade de vida no campo. Nosso compromisso é trabalhar lado a lado com quem produz”, afirma Alex.
Na ocasião, também foi feito um convite especial para o Seminário de Produção de Alimentos, marcado para o dia 22 de maio, que trará ainda mais informações e capacitações aos produtores rurais.
A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em construir um futuro sustentável para a agricultura local, promovendo alternativas de renda, dignidade e oportunidades ao homem do campo.