No sábado (26), foi implantado um experimento no Centro Tecnológico da Muagro, em Gaurama, com foco na avaliação de diferentes espécies de plantas utilizadas para cobertura do solo. A iniciativa é coordenada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e conta com a parceria de alunos do curso de Agronomia do CEMAP/Unopar.
O objetivo do experimento é analisar os efeitos das coberturas vegetais na conservação da umidade do solo e em outros aspectos agronômicos relevantes, como a proteção contra a erosão e a melhoria da estrutura física do solo. As plantas de cobertura são reconhecidas por proporcionarem uma série de benefícios, como o aumento da retenção de água, o controle de plantas daninhas e a regulação da temperatura — fatores essenciais para o bom desempenho das culturas, especialmente em períodos de estiagem.
Além de contribuírem para a produtividade agrícola, as coberturas vegetais promovem a saúde do solo e fortalecem práticas agrícolas mais sustentáveis. As parcelas do experimento foram implantadas seguindo rigorosos critérios técnicos, com o objetivo de gerar dados confiáveis que possam orientar produtores rurais e profissionais da área na adoção de estratégias de manejo mais eficientes.