Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Aratiba aprovou, na última quarta - feira (23), em primeira discussão, o projeto de Lei do Executivo Municipal Nº 021/2025, que autoriza o Poder Executivo a rear recursos de contrapartida para construção de arela de o a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Linha Gruta, Interior do município de Aratiba.
Os recursos para a construção da arela no valor de R$ 150 mil são de emenda parlamentar do deputado federal, Paulo Pimenta, através de um projeto elaborado pela presidente da Casa Legislativa, Márcia Fátima Balen Matté, com o auxilio da direção da comunidade e do Esporte Clube Juventude. Do total, a contrapartida do Poder Executivo Municipal será de R$ 35 mil, conforme prevê o projeto.
A construção desta arela visa o incentivo ao desenvolvimento do turismo religioso e, também, busca ampliar a ibilidade, segurança e conforto dos munícipes e visitantes do local. Para tanto a comunidade deverá apresentar à istração Municipal a prestação de contas deste valor após a conclusão das obras, por meio de documentos fiscais e registros fotográficos.
“Esse é o nosso trabalho enquanto representantes do povo, estarmos engajados com as comunidades e com o governo federal em busca de recursos que viabilizem investimentos, principalmente, no desenvolvimento do turismo, visto que, cada vez mais Aratiba galga seu espaço neste setor”, disse a presidente do Poder Legislativo e uma das autoras do projeto, Márcia Matté.
Para o representante da Comissão de Construção da arela, Volnei André Jonatto, além da preservação da arquitetura, a obra também simboliza o resgate da história dos fundadores da comunidade e de seus anteados. “Essa é uma herança religiosa que além de originar o nome da comunidade, também é um testemunho da fé e da história da nossa região e de todos aqueles que fizeram parte da construção deste local. Nós, enquanto integrantes ativos dela devemos preservar e incentivar que mais pessoas venham conhecer esta gruta de oração única”, enfatizou Jonatto.
A arela vai ser colocada no lugar dos 80 degraus e tem aproximadamente 18 metros de altura. O projeto está na fase final de construção já atraiu dezenas de pessoas e fiéis que vieram conhecer de perto as escavações e fazer suas orações. A inauguração está prevista para acontecer em outubro dentro da programação da Expoara 2025, feira que marca os 70 anos do município de Aratiba.