Os prefeitos da Amau decidiram realizar um ato em favor da agricultura, neste dia 10 de abril, às 14 horas, na praça municipal de Jacutinga. A motivação do ato se dá em função dos produtores rurais estarem sendo impactados por eventos climáticos adversos, desde o ano de 2021, num cenário de gravidade devido aos eventos climáticos extremos, como estiagens e enchentes consecutivas, que assolam os municípios do Alto Uruguai.
Esses problemas pressionam a capacidade de pagamento dos agricultores que, com um elevado nível de endividamento, estão sujeitos, de forma abrupta, interromper as atividades em suas terras.
De acordo com o presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim), “sem uma solução imediata, concreta e eficaz, corre-se o risco de um colapso produtivo que afetará diretamente a segurança alimentar, o abastecimento do mercado interno e os preços dos alimentos”.
Estão sendo convidados para o ato, prefeitos, secretários de agricultura, vereadores, produtores, deputados estaduais e federais, e comunidade em geral, para dar fôlego a esta mobilização de suma importância, numa região onde a maioria dos municípios são essencialmente agrícolas.
O prefeito de Jacutinga, anfitrião do evento, Ademir Sakrezenski, convida a todos para estarem presentes, pois desta união será elaborado um documento, reivindicando aos governos a renegociação das dívidas agrícolas.