A história de Márcia Balen Matté é marcada pela coragem, força e resiliência. Ela se destaca na sociedade não somente pelas responsabilidades que carrega, mas por seu desejo e inquietude de sempre buscar fazer mais em todas as áreas que atua, seja na saúde, na política ou nos negócios. Esse anseio cresce ainda mais quando envolve a comunidade.
Márcia Balen Matté, Enfermeira Mestre em Políticas Sociais pela UFRGS –RS e Superintendente de Marketing e Negócios do Santa Mônica, ocupa a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba desde janeiro deste ano. Ela é a primeira mulher na história de Aratiba a ocupar a cadeira de presidente na Câmara.
Grande inspiração
Toda essa trajetória de vida foi construída e inspirada na garra e na ousadia de sua mãe que deixou um grande legado na sociedade e principalmente em sua sua vida. Mesmo sua mãe tendo partido sem ela conseguir se despedir, Marcia mantém suas lembranças e ensinamentos vivos.
“Me inspiro muito nela, que era uma mulher sempre envolvida na comunidade, na Igreja e com as mulheres. Ela foi uma pessoa que batalhou muito há anos atrás quando as mulheres não tinham esse espaço”, relembra.
“Quando ela partiu não consegui dizer adeus, estava na gruta na comunidade e ela tinha ido à Curitiba de ônibus. Naquela época não tinha celular, telefone, ela persistia nessa luta, depois disso ela foi assassinada, acho que vem dela essa minha força e inspiração”, afirma.
Mulheres na Política
Marcia acredita que as mulheres devem buscar aquilo que desejam, se envolver mais na política e ocupar esses espaços, pois tudo a pela política. “Eu tenho furado essa bolha e conseguido chegar aonde quero, organizando grandes encontros políticos reunindo mais de 40 lideranças regionais e isso é muito gratificante pois por meio disso vem os projetos e conquistas importantes, mas é necessário ser persistente, não desistir. Às vezes a mulher se queixa que ela não tem esse espaço, mas ela não vai atrás de buscar esse lugar”, diz.
História que inspira
Essa luta, essa persistência que forma o caráter de Marcia tem inspirado outras mulheres a entrarem na política. Neste mandato a Câmara de Aratiba conta com cinco vereadoras, algo inédito na política do município. “Estamos conseguindo realizar várias ações, uma delas é a busca pela realização de cursos de qualificação profissional junto ao Senar e outras empresas, que contemplarão o interior também, queremos levar principalmente a inclusão digital, pois Aratiba já possui internet na maioria das comunidades”, explana.
Legado que faz a diferença
Ao pensar na política, Marcia compartilha que não quer cumprir apenas um mandato, mas sim deixar um legado de seus feitos que façam realmente a diferença na vida das pessoas. “Quero ajudar essa istração, a qual apoiei a fazer um grande projeto, a exemplo do Turismo em Aratiba. Queremos deixar uma marca, mostrar que as coisas são possíveis, além disso quero incentivar a alimentação saudável e apoiar as terapias integrativas para trazer qualidade de vida”, diz.
Mulheres protagonistas
Para as mulheres que buscam ser protagonistas no meio em que atuam, Márcia aconselha.“Tudo a pela política, e é nela que podemos transformar a realidade. Com nosso olhar sensível, global e abrangente, estamos em todos os lugares – na escola, na saúde, no comércio, na comunidade. Mas para fazer a diferença de verdade, precisamos estar também onde as decisões são tomadas, mas isso só muda com a nossa presença. Se queremos um mundo mais justo, precisamos agir, lutar, se envolver, porque é assim que as mudanças acontecem!”, finaliza.