No Dia Internacional da Mulher, celebramos histórias de mulheres que inspiram pela dedicação e pelo compromisso com suas famílias, profissões e comunidades. Uma delas é a da Manuela Nodari, farmacêutica e primeira-dama de Três Arroios.
Da formação à atuação profissional
Natural de Cruzaltense, Manuela se formou em Farmácia pela URI Erechim em 2006. Desde então, trabalhou em diversos locais, adquirindo experiência e ampliando seus horizontes profissionais.
Foi durante essa trajetória que conheceu Carlos Burille, seu esposo, atual prefeito de Três Arroios. Ao decidir construir uma família ao lado dele, Manuela vendeu sua farmácia em Jacutinga e mudou para Três Arroios, onde hoje atua na farmácia do Hospital Beneficente São Leonardo.
Desafios e mudanças com a vida pública
A vida de ambos mudou quando Carlos decidiu voltar à política. Manuela relutou, pois estava grávida do primeiro filho do casal, mas, ciente do comprometimento do marido com o bem-estar da comunidade, ela o apoiou. Em 2020, apenas 20 dias após o nascimento do bebê, a família esteve presente para prestigiar a posse de Burille como prefeito. Dois anos depois, a família cresceu com a chegada da segunda filha do casal.
A conciliação entre trabalho, família e compromissos públicos
Atualmente, Manuela divide seu tempo entre a família, o trabalho como farmacêutica e as demandas sociais que acompanham sua posição de primeira-dama. Ela é mãe de Carlos José, Maria Helena e Ana Luiza. "Cuido dos filhos e da casa, trabalho no hospital e atendo na farmácia. É uma rotina bem diferente da que eu tinha antes, cheia de compromissos, mas é gratificante", afirma.
Apesar de não ocupar um cargo na istração municipal, Manuela participa de eventos e reuniões, auxiliando na organização de atividades e, especialmente, na escolha da corte municipal. "Prefiro contribuir nos bastidores, ajudando no que for necessário, mas sem assumir diretamente uma função na gestão municipal", explica.
O cotidiano ao lado do prefeito Carlos é dinâmico e exige cumplicidade. "Conversamos sobre a istração da cidade porque, muitas vezes, só nos vemos à noite. Ele compartilha as decisões e eu dou minha opinião. O olhar feminino faz diferença, especialmente em detalhes como a organização de eventos", destaca.
Cumplicidade
Além de gestor municipal, Carlos também é agricultor e istra uma propriedade com o plantio de soja, trigo e milho, atividade que realiza com o apoio do irmão. "Tem que ser uma relação de parceria. Enfrentamos juntos os desafios e aproveitamos as oportunidades. Mesmo não querendo que ele fosse candidato, sempre o apoiei. É assim que seguimos", completa Manuela.
Dia da Mulher
Para Manuela Nodari, o Dia da Mulher simboliza não apenas uma data comemorativa, mas a celebração das conquistas e da força feminina. "O Dia da Mulher representa vitória, realização e a certeza de que podemos alcançar nossos objetivos. Basta ter um propósito e lutar por ele", afirma. Inspirando outras mulheres com sua trajetória, ela reforça a importância da determinação. "Nunca desistam do que desejam. Lutem, façam o necessário, persistam, porque no final tudo vale a pena. Se a gente quer, a gente consegue”, finaliza.