A trajetória de Ana Claudia Kucmanski Fiabani é marcada por dedicação aos estudos, à família e aos seus sonhos. Técnica de enfermagem, farmacêutica e segunda-dama do município, ela equilibra diferentes papéis em sua rotina.
Um novo capítulo
Aos 21 anos, recém-formada em técnico de enfermagem, Ana iniciou sua carreira profissional em Itatiba do Sul. Nesse período, conheceu seu atual esposo, Celio Fiabani, que trabalhava como digitador na Prefeitura. Com o relacionamento, surgiu também um vínculo especial: Larissa Júlia Fiabani, sua filha do coração.
“Eu sempre falo que aprendi muito com a Larissa. Estou com ela desde os seus seis anos, ela despertou o instinto materno em mim e acompanhei todo o processo evolutivo dela”, relembra.
Uma nova visão
Na época, Celio ainda não tinha envolvimento com a política. Com o tempo, sua atuação o levou para novos desafios na istração pública: diretor do hospital, secretário e, posteriormente, vice-prefeito de Itatiba do Sul. No início, Ana Claudia teve receio de aceitar essa nova fase, pois trazia lembranças do envolvimento de seu pai na política.
No entanto, compreendeu o propósito do marido em trabalhar pelo bem-estar da comunidade e o apoiou. “Os anos mudam e as pessoas também. Posso falar que hoje tenho uma outra visão da política”, destaca.
Divisor de águas
O ano de 2020 foi um divisor de águas para a família. Enquanto Celio se candidatava à vice-prefeito, Ana conciliava múltiplas atuações: acompanhava o marido nas campanhas, engravidou e iniciou uma nova graduação. “Sempre estivemos juntos, acompanhei ele onde fosse necessário”, conta.
Nesse período, o apoio da família foi essencial para conciliar todas as responsabilidades. “Eu tive ajuda da minha sogra, ela foi uma peça essencial. Quando ela precisou de mim, eu a ajudei, e quando eu precisei dela, ela me ajudou”, compartilha Ana.
Amor multiplicado
Pouco tempo depois, a família cresceu com a chegada de Arthur Gabriel, fortalecendo ainda mais os laços familiares. “Ele me deu um filho maravilhoso, e o Arthur é a razão do meu viver. Ele e a Larissa se dão muito bem e têm uma relação de muito amor”, conta.
Um sonho realizado
A vontade de continuar estudando sempre esteve presente na vida de Ana Claudia. Com o incentivo da sogra, do marido e da filha, encontrou o apoio necessário. Em 2025, celebrou sua formatura em Farmácia, marcando mais uma conquista pessoal e profissional. “Eu sempre tive apoio em casa e isso foi essencial para não desistir”, destaca.
Dia da Mulher
Conciliar a vida profissional, a maternidade, os estudos e os compromissos familiares não é uma tarefa fácil, e Ana Claudia conhece bem essa realidade. No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, ela compartilha sua visão sobre a atuação da mulher na sociedade. “Eu vejo a mulher como uma lutadora, que conquistou espaço, que estuda, trabalha, tem família e consegue conciliar várias coisas”, afirma.