O Jornal Bom Dia está realizando uma série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR). Desta vez, o jornal conversou com o prefeito de Barra do Rio Azul, Anderson Bagatini, eleito pela primeira vez para o mandato 2025-2028. Ele falou sobre gestão pública, programas, desafios, prioridades e qual será a marca do seu governo.
Dar continuidade
“Fui secretário do ex-prefeito, Marcelo Arruda, por sete anos e meio, e juntos, com a liderança deles, construímos grandes projetos para o município, que é referência na questão agrícola e agropecuária. E pretendemos continuar com os incentivos municipais nestas áreas e na saúde. Por exemplo, no primeiro dia de mandato já decretamos, para nossos munícipes, tudo aquilo que não tem de forma gratuita no posto de saúde é só apresentar a nota fiscal e receber o retorno de 50%, pode ser exames, consultas e medicamentos. Então, vamos continuar, sim, com o trabalho que está sendo desenvolvido e sempre que possível fazer mais e melhor”, observa o prefeito Anderson.
Agricultura
Recentemente, o prefeito participou da entrega técnica de oito aviários climatizados, no município, dos proprietários, Eder e Elton Strada e Fernando Lorenz, com capacidade total de alojar 336.000 aves e investimento de R$ 17 milhões, resultado também de políticas públicas municipais.
O prefeito comenta que Barra do Rio Azul recebe a visita de vários prefeitos de outros municípios do Rio Grande e de Santa Catarina para conhecer os programas municipais. Um deles, por exemplo, é o projeto de incentivo e modernização da avicultura, com aviários climatizados e automatizados. Programa criado na istração do ex-prefeito, Marcelo Arruda.
Incentivo público
“Este investimento específico é de três investidores, que conheceram nosso programa e decidiram investir em Barra do Rio Azul, por causa dele. São oito aviários na mesma propriedade, com geração de emprego e renda. Além de todos os investimentos, na área da agricultura, que retornam para o nosso município em ICMS, em torno de R$ 100 mil por aviário/ano, movimenta toda uma engrenagem de restaurantes, comércio, por conta de tantas obras e pessoas que trabalharam e, ainda, estão trabalhando no nosso município. A roda gira quando o município ajuda o agricultor a se modernizar, crescer, e, automaticamente, isso retorna para o município em forma de impostos”, afirma o prefeito.
A principal vocação econômica de Barra do Rio Azul é a agricultura. “Nosso município é 97% agrícola, o retorno do ICMS vem deste setor e nós continuaremos incentivando, investindo e criando, cada vez mais, programas específicos para o agro”.
Desafios
Os principais desafios da nova gestão, explica o prefeito, será manter o grande desenvolvimento econômico e social do município e continuar construindo projetos que impulsionem ainda mais Barra do Rio Azul.
Anderson acrescenta que outro enorme desafio é resolver o problema das enchentes que devastaram 60% da parte urbana da cidade. “Estamos reabrindo, desassoreando, os dois rios que cortam a nossa cidade. Precisamos conseguir os recursos para substituir as duas pontes do centro da cidade que são de pilares, queremos fazer elas de vão livre, para dar mais segurança aos nossos moradores, para que eles possam residir com mais tranquilidade”, afirma o prefeito.
Saúde e educação
De acordo com ele, saúde e educação são prioridades de qualquer governo. “Nós temos uma saúde que se destaca e que realiza um trabalho muito especial na nossa UBS, com uma equipe de profissionais muito bons. Mas queremos ressaltar que a educação também é prioridade e precisamos ter condições de entregar aos nossos jovens, através de todo corpo docente, funcionários e dos mais diversos setores, educação para que eles cresçam e se desenvolvam no futuro. E se possível possam fazer a sucessão familiar na nossa agricultura”, destaca Anderson.
Terceira idade
“A terceira idade no nosso município é de extrema importância, porque talvez seja a maior parcela da nossa população e eles precisam ter qualidade de vida. O município já fornece transporte e faz uma série de atividades, e, agora, colocamos um coordenador só para tratar desta parte. Sempre vamos dar uma atenção especial para nossos idosos”, afirma.
Gestão
Conforme o prefeito Anderson, não pode faltar numa boa gestão seriedade, comprometimento e respeito com o dinheiro público. “O principal pilar é saber que estamos cuidando de dinheiro que não é nosso e devemos ter muito responsabilidade”.
AMAU
Para ele, ainda falta concretizar algumas ligações asfálticas na região. “A AMAU é exemplo no Estado inteiro pela união dos prefeitos, porque todos juntos estão buscando os mesmos objetivos. As ligações asfálticas, dos municípios que faltam, são prioridades e, também, questões relacionadas à saúde do Hospital Santa Terezinha, para que se possa atender cada vez melhor a nossa população”, disse.
Marca do governo
“A nossa marca será um governo de muito trabalho para os munícipes, pensando sempre na agricultura, que é nosso principal pilar. Que os cidadãos tenham qualidade de vida, alegria de viver e satisfação em dizer que são de Barra do Rio Azul. Além disso, vamos proporcionar ao munícipe muita ajuda e auxílio nas questões de saúde, porque a saúde é primordial para que possamos concretizar todos os nossos outros objetivos. Vamos continuar construindo alternativas para nosso município continuar prosperando”, ressalta o prefeito, Anderson Bagatini.