A istração municipal de Jacutinga, por meio do prefeito, Ademir Sakrezenski, e o vice-prefeito, Amilton Conte, decretou situação de emergência, em razão da severa estiagem que atinge Jacutinga e região. A medida se dá também pela preocupação com todos os agricultores e a população de modo geral.
A falta de chuvas tem causado muitos problemas, como redução dos níveis dos rios, fontes e reservatórios, perdas nas lavouras de soja, milho e feijão, quedas na produtividade da atividade leiteira, bovinos e aves de corte, bem como prejuízos na colheita de frutas e hortaliças.
Para avaliar os danos ocasionados pela falta de chuva, nas últimas semanas, o Escritório da Emater, juntamente com o secretário da Agricultura, Maximino Lorenzzeti, secretário de Obras e vice-prefeito, Amilton Conte, e a coordenadoria da Defesa Civil de Jacutinga, realizaram visitas em diversas propriedades do município, registros fotográficos que comprovam os prejuízos causados pela seca.
Diante dessas avaliações apresentadas pelas secretarias, acima mencionadas, na tarde desta quarta-feira (12), foi possível realizar a do decreto nº. 4.719/2025, reconhecendo a emergência em razão da estiagem que atinge o município e toda região.
A istração municipal segue acompanhando a situação e buscando apoio para minimizar os danos causados pela seca.