O município de Jacutinga está sofrendo com o longo período de estiagem. A seca está prejudicando vários setores da agricultura e pecuária, pelo forte calor, as perdas são significativas nas culturas de soja, milho, feijão, pecuária leiteira, bovino de corte, produção de aves de corte, plantações de frutas e hortaliças, todos eles setores importantes da economia do município.
Segundo a Prefeitura de Jacutinga, a falta de chuvas comprometeu o desenvolvimento das plantas, está resultando na falta de água para o consumo humano, reduziu a umidade do solo e impactou diretamente a economia rural.
Diante destas perdas significativas, a istração municipal solicitou laudos técnicos, dos setores responsáveis, para comprovar os danos causados, até o momento, e embasar um possível decreto de situação de emergência, causada pela forte estiagem que a o município.
A istração municipal explica que o decreto de situação de emergência vai facilitar o o à recursos para minimizar os impactos e auxiliar os produtores rurais prejudicados pela seca.