A Prefeitura de Barra do Rio Azul está realizando o desassoreamento dos rios Palomas e Azul. Em entrevista à TV Bom Dia, nesta terça-feira (4), o prefeito, Anderson Bagatini, o vice-prefeito, Airton Pan, e o secretário de Obras, falaram sobre os trabalhos de limpeza e o programa da prefeitura para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes dos últimos dois anos, que trouxeram muitos prejuízos para o município.
O prefeito, Anderson Bagatini, lembra que o município foi atingido por duas grandes enchentes, uma em novembro de 2023 e outra em maio de 2024, estes eventos climáticos levaram a istração constatar que os rios estavam assoreados e sujos. “Conseguimos, através da istração do ex-prefeito, Marcelo Arruda, vários recursos que estão dando condições para fazer esta limpeza e desassoreamento destes rios. Estamos no mirante que foi duramente atingido por estas cheias”, observa ele.
Segundo ele, a última grande enchente de Barra do Rio Azul, nas proporções destas que ocorreram nos últimos dois anos, aconteceu há 70 anos. “Estamos fazendo um trabalho contínuo para dar mais tranquilidade aos nossos munícipes. O objetivo é prevenir e se a cheia acontecer, novamente, que seja numa intensidade bem menor. Conseguimos mais R$ 1 milhão para manter este trabalho na cidade e nas comunidades afetadas no interior”, destaca Anderson.
O secretário de Obras afirma que a limpeza dos rios está sendo realizada há quatro meses e os resultados já são visíveis. “Tiramos muito material do rio que estamos levando para o local onde será a área industrial do nosso município. O desassoreamento e limpeza dos rios deve resolver o problema de alagamento”, ressalta o secretário.
O vice-prefeito, Airton Pan, comenta que a istração municipal tem, também, um programa para auxiliar as famílias atingidas pela enchente. “O município vai doar o lote para realocar as 10 famílias prejudicadas com os alagamentos. Elas serão transferidas para um local onde elas se sentirão melhor, mas seguras”, afirma o vice.
Ele acrescenta que a construção das casas será feita com verbas do governo e, em contrapartida, as famílias doarão os seus lotes para a prefeitura, que vai fazer, nestes locais, praças, arborização, vai transformar em espaços públicos para convívio da população.