Na manhã do último domingo (24), Áurea deu início às comemorações pelos 37 anos de sua emancipação político-istrativa com uma Santa Missa em Ação de Graças, realizada na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro. O evento, conduzido pelo Padre Gean, reuniu autoridades locais e membros da comunidade, em um momento marcado pelo reconhecimento da trajetória histórica do município.
Resgate histórico
De acordo com a Prefeitura de Áurea, o povoamento da região começou em 1906, com a chegada de poloneses e seus descendentes ao local então chamado Rio Marcelino. Os primeiros colonizadores vieram em busca de melhores condições de vida, enfrentando o desafio de desbravar as matas e cultivar o solo. Muitos trabalharam para o governo na abertura de estradas, devido à impossibilidade de pagar pelas terras.
Ao longo do tempo, o nome da localidade mudou diversas vezes. Em 1918, ou a ser chamada Treze de Maio; em 1938, Princesa Isabel; e, finalmente, em 1944, recebeu o nome de Áurea, consolidando sua identidade histórica e cultural.
Reconhecimento e avanços
O prefeito de Áurea, Antonio Jorge Slussarek, destacou o simbolismo do momento e comemorou as conquistas obtidas pelo município ao longo de seus 37 anos de história. “A istração municipal está satisfeita com os avanços que Áurea teve e, com certeza, continuará se desenvolvendo. É uma história de sucesso, trabalho e orgulho”, afirmou.
Presença de autoridades
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Antonio Jorge Slussarek, a primeira-dama Adriane Barp, o vice-prefeito Alberto Roque Omizzolo e sua esposa Maria de Lourdes Zanotto Omizzolo. Também marcaram presença representantes da Polônia, reforçando os laços históricos com os colonizadores do município.
Entre os convidados internacionais, estavam o Vice-Diretor do Departamento de Cooperação com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Szymon Szaran. O Konsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska e Vice-Konsul da República da Polônia em Curitiba, Dorota Ortyńska. O Chefe do Departamento de Cooperação com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Małgorzata Michalczyk. A Diretora do Centro de Ensino Polonês - ORPEG, Małgorzata Kamińska. A funcionária do Departamento de Cooperação com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Bárbara Dombrowska. As professoras de Língua Polonesa da ORPEG - Sra. Marzena Kowalczyk-Jassak, Sra.Mariola Przekopiak, Sra. Małgorzata Chodorowska, Sra.Joalanta Unuczak. O Presidente da BRASPOL Nacional Sra. Maria de Lourdes Kuchenny e o Vice-Presidente da BRASPOL para o Estado do Paraná Sr. Wagner Frederico Pawłowski.