Na última quarta-feira (6), a Prefeitura de Áurea inaugurou a Casa do Artesão, um novo espaço que visa se tornar o cartão postal da cidade junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O local também será palco das atividades dos Grupos de Artesanato, que recebem apoio da Emater. A nova instalação será um importante ponto de visibilidade, capacitação e comercialização para os trabalhos das artesãs locais. O CAT, por sua vez, terá como objetivo oferecer atendimento especializado aos turistas que visitam Áurea, seja por meio de excursões, roteiros ou estadias.
Incentivo ao turismo e artesanato
O prefeito de Áurea, Antônio Jorge Slussarek, destacou que a realização da obra contou com o apoio de diversos colaboradores e foi planejada com foco no fortalecimento do trabalho dos artesãos locais. “Na Casa das Lembranças, os turistas poderão adquirir os produtos feitos pelas nossas artesãs. Estamos muito felizes em entregar esse espaço tão aguardado, que representa uma grande conquista para a nossa comunidade. Até então, não havia um local destinado a esse trabalho tão importante para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Uma conquista sonhada
A primeira-dama de Áurea, Adriane Barp, enfatizou que a inauguração da Casa do Artesão é uma conquista sonhada e idealizada pela comunidade. “Com a inauguração da Casa do Artesão, buscamos profissionalizar os trabalhos dos artesãos locais, para que isso não seja apenas um atempo, mas uma atividade geradora de renda e de sustento para muitas famílias da cidade”, destacou Adriane.
Fortalecimento cultural
O vice-prefeito Alberto Roque Omizzolo ressaltou que a inauguração simboliza o reconhecimento e a valorização da cultura local. “A Casa do Artesão será um espaço de acolhimento para as nossas artesãs, além de um ambiente agradável para receber os visitantes. Este é um momento de celebração da nossa cultura e do potencial turístico de Áurea”, afirmou Alberto.
A história de um grupo de mulheres
Ligia Wencelewski, extensionista da Emater, explicou que a criação da Casa do Artesão é a realização de um sonho que começou com o trabalho de um pequeno grupo de mulheres da comunidade. “Começamos com reuniões na sala da Emater, e com o tempo, o grupo foi crescendo. A vontade de formalizar o trabalho nos levou a solicitar um espaço físico para a Prefeitura. O que começou como um pequeno grupo de mulheres se transformou em uma política pública”, contou Ligia.
Dia da Independência da Polônia
A inauguração da Casa do Artesão também marca o início das celebrações pelo Dia da Independência da Polônia, celebrado anualmente em 11 de novembro. Para a professora de polonês Małgorzata Chodorowska, o evento é um marco significativo para Áurea, conhecida como a “Capital Polonesa dos Brasileiros”. "É um momento importante para nossa cidade, que honra suas raízes polonesas", afirmou Małgorzata.
Projeto arquitetônico
A arquiteta e urbanista Gisele Tomkiel foi a responsável pelo projeto da Casa do Artesão, bem como da nova Prefeitura e da Casa Legislativa que em breve serão entregues ao município. Gisele explicou que, ao projetar a Casa do Artesão, buscou refletir sobre a identidade cultural polonesa da cidade. “A comunidade de Áurea tem uma forte influência polonesa e muitos descendentes, por isso, a proposta para a Casa do Artesão foi criar um espaço acolhedor e charmoso, com detalhes em lambrequim e madeira, que remetem à tradição. Já a Prefeitura, com uma proposta de maior, traz elementos de concreto e um telhado marcante”, explicou a arquiteta.