Muitos dos alimentos que consumimos no nosso dia a dia são oriundos da agricultura familiar, em grande parte de pequenas propriedades e possuem riqueza em variedade de culturas. É claro que não podemos deixar de citar a importância dessa atividade na economia, como valor social e ambiental promovendo a segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável.
A variedade de cultivo
Os agricultores são trabalhadores que desempenham papéis fundamentais na sociedade, pois além da produção de alimentos e derivados, sabem cuidar da terra de modo que sempre se tenha o que colher e am esses ensinamentos de geração em geração, como é o caso do agricultor Paulo Cesar May, de Três Arroios, em que ele e a família cultivam hortifruti, grãos e erva-mate. Ele se dedica ao trabalho rural há mais de 40 anos.
“De horta temos culturas variadas e vemos como uma forma de renda extra, mesmo não tendo grandes lotes de terra conseguimos ter boas colheitas. Fazemos o trabalho em família: colhemos, lavamos, embalamos e transportamos. Sempre tem a época e os produtos para plantar, claro que temos a variação climática com o excesso de chuva ou o sol muito forte, diminui e aumenta a produção, mas sempre temos o que colher”, afirma o agricultor.
A resiliência dos produtores rurais é fundamental para enfrentar os desafios e adversidades que frequentemente surgem no ambiente agrícola como as adaptações climáticas, gestão de riscos, inovação tecnológica e o compromisso com a sustentabilidade.
Feira da Sutraf em Três Arroios
Um dos pontos no município que favorecem não só o seu Paulo como também diversos produtores é a feira da agricultura familiar organizada pela Sutraf (Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai) de Três Arroios. O agricultor Paulo May é associado ao Sutraf e realiza a venda de hortifruti na feira há três anos.
O local possibilita que os compradores tenham o aos produtos fornecidos pelos agricultores, os clientes além de adquirir produtos frescos, saudáveis e de qualidade, geram renda para esses trabalhadores do campo.
“O nosso objetivo é estreitar os laços de produtor e consumidor, assim eles têm a oportunidade de vender os seus produtos e o consumidor de comprar artigos oriundos da agricultura familiar local. Para nós é uma satisfação fazer parte desse elo e garantir o retorno a estes trabalhadores”, salienta Vanderlei Luiz Breitembach, Coordenador do Sutraf de Três Arroios.
A existência de um espaço que comercialize os alimentos dos pequenos agricultores é uma forma de valorização de quem vive da atividade rural e fortalece a comunidade mobilizando pautas como a educação alimentar e promoção a saúde.
“Os agricultores se sentem incentivados a participar, pois sabem que vendem todos os seus produtos, o que representa uma renda extra e movimenta as vendas. Isso é o que nos fortalece como comunidade”, complementa Rosângela Breitembach.
Celebração
O dia 25 de julho é uma data especial para dedicar uma homenagem aos trabalhadores rurais (colonos) e aos motoristas, ambos essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país. É pelas mãos dos colonos que a comida chega até a população, são responsáveis pela produção de alimentos essenciais, pois cultivam uma vasta gama de produtos, desde grãos até frutas e vegetais, garantindo segurança alimentar e diversidade. Os Motoristas desempenham um papel fundamental no transporte de produtos das áreas de produção para os centros de distribuição e consumo, garantindo que os alimentos cheguem aos mercados de maneira eficiente e segura.