Participantes do Café com leitura se encontraram na Biblioteca do Sesc/Erechim, na tarde de quarta-feira (10), e iniciaram suas atividades com a presença da convidada Izabel Cristina Rocha Ribeiro que desenvolveu o tema "Florescer na Rocha", versando sobre felicidade.
Izabel Rocha é formada em Direito pela URI Campus Erechim; Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Anhanguera Uniderp; Cientista da Felicidade, da Primeira turma do curso de Tecnologia em Ciência da Felicidade, Unicesumar Educação Presencial e à Distância; Graduanda em Educação Física, Unicesumar Educação Presencial e à Distância; recebeu o Prêmio Mulher RS 2022 e 2023, para mulheres de destaque que inspiram e fazem a diferença em sua profissão, premiação do Jornalista Saul Júnior, evento realizado há mais de 20 anos; Coautora do livro “Eu, protagonista da minha história – Mulheres inspiradoras mostram o caminho para o sucesso”; Palestrante e Fundadora da Primeira Imersão de Felicidade do RS; Servidora Pública Municipal desde 2002, cargo Auditor Fiscal e atualmente é Secretaria Municipal de istração de Erechim.
A palestrante compartilhou suas vivências e falou sobre os seus estudos sobre a felicidade a partir da psicologia e neurociência, ela enfatizou sobre o poder das pessoas em ter um propósito em suas vidas, pois isso as move para a felicidade. Izabel diz que a felicidade não é um destino e sim uma jornada, cada um tem o poder de transformar a sua vida, e são nos momentos de dificuldade que demostramos a nossa maior força e resiliência e superação, a nossa capacidade de florescer numa rocha.
Após a abordagem de Izabel Rocha, a convidada recebeu uma homenagem dos participantes, agradeceu o convite e presenteou o grupo com um exemplar de “Eu, protagonista da minha história”.
Oficina de escrita criativa
Ministrada pela professora, escritora e advogada, Marielise Ferreira, em parceria com a AEL, a oficina de escrita criativa mobilizou os membros do Café com leitura para a produção de contos livres para a elaboração de um livro. De acordo com Marielise, já foram feitos 18 contos, além da realização do ensino de técnicas de texto como descrever, sintetizar e narrar, práticas que aconteceram em encontros presenciais e também à distância, pois a professora está estudando Ciências Ambientais e morando no Canadá atualmente.
Nossa arte circula RS
A agente de cultura e lazer do Sesc/Erechim, Leidi Barbieiri, fez um comunicado sobre o programa “Nossa arte circula RS”, que acontecerá em Erechim no dia 10 de agosto, na Praça Jayme Lago, cada circuito cultural terá duas atrações de artes cênicas, duas de música e duas atividades de literatura.
A ação é voltada exclusivamente a artistas profissionais residentes no Rio Grande do Sul e parte do projeto “Tchê Acolhe – Cultura”, criado em prol da retomada do setor cultural gaúcho após as enchentes. A programação será divulgada detalhadamente em breve.