Desde o momento em que nascemos, os pais cercam os filhos de cuidado e proteção. Eles os alimentam, vestem, confortam quando estão doentes e os protegem de perigos. Esse cuidado incondicional ensina que o amor está intrinsecamente ligado ao cuidado e ao desejo de ver o bem-estar daqueles que amamos.
Vínculo entre mãe e filhos
Na trajetória da vida, o vínculo entre mãe e filho é uma constante, mesmo quando os filhos crescem e seguem seus próprios caminhos. Em Severiano de Almeida, Rosilei Mocelin Miotto é um exemplo vivo dessa essência, ao cuidar com amor e dedicação de seus pais à medida que envelhecem.
Com o avanço da idade dos pais, ela retornou para casa com o intuito de cuidar e ajudar no trabalho rural, uma forma de retribuir o amor e os cuidados recebidos ao longo da vida, demonstrando o verdadeiro significado da família.
“Meus pais acabaram ficando sozinhos e eu sempre trabalhei na atividade rural, então, eu retornei, pois gostaria de dar essa continuidade ao trabalho na propriedade e poder viver com eles. A nossa convivência no dia a dia é maravilhosa, temos muito diálogo e como ele sempre prevalece, isso faz com possamos viver bem”, destaca.
Momentos em família
São em momentos em família que criamos laços profundos, fortalecemos vínculos e compartilhamos experiências que nos moldam e nos enriquecem emocionalmente. Seja durante uma refeição tranquila, uma conversa descontraída no sofá, ou mesmo em uma viagem juntos, esses momentos são únicos e deixam lembranças que perduram por toda a vida.
Segundo Rosilei, para a sua família, cada momento compartilhado é especial e essencial. Desde as pequenas rotinas até os grandes eventos, são valorizados cada instante junto. É nessas experiências cotidianas que fortalecemos laços e a verdadeira felicidade é encontrada. “O que mais fazemos juntos é tomar um bom chimarrão em família, assim como fazer as refeições em companhia é algo sagrado”, comenta.
Para Ema, todos os momentos juntos são sempre especiais e muito bem aproveitados. “Gostamos de reunir a família, fazer uma festa, pois gostamos de estar juntos, principalmente em acontecimentos especiais, os meus filhos e netos estão sempre presentes”, compartilha.
Apoio essencial
Eventos inesperados podem vir de diversas formas, desde surpresas a reviravoltas na vida. Eles nos desafiam, nos ensinam e muitas vezes nos levam a novos caminhos. Neste cenário, que Rosilei relembra memórias ao comentar um acontecimento marcante em sua vida e que tornou o apoio de sua mãe, Ema foi essencial para a sua vida.
“A minha mãe é uma mulher muito guerreira, ela perdeu a sua mãe dois anos. Ela não teve convivência com a sua mãe verdadeira e acabou sendo criada por outras pessoas, ela teve todo um acompanhamento e carinho, mas não é aquele cuidado de mãe e graças a Deus, eu sempre fui protegida e cuidada por ela, então, a gente sente uma inspiração nela quanto a isso”, comenta Roseli.
Segundo Roseli, o retorno para a propriedade de seus pais teve um desfecho importante, principalmente por poder ser cuidada pela sua mãe. “No ano de 2020, eu tive um AVC e precisei de cuidados nessa época. Fui muito bem amparada pela minha mãe, meus pais e a minha família, mas especialmente pela minha mãe. Isso marcou muito a todos nós, pois uma filha sendo cuidada após adulta pela mãe é uma situação que pede carinho, amor, compreensão e fé. Toda essa experiência me impulsionou a ser quem eu sou”, destaca.
Da mesma forma que é para sua filha, a professora e agricultora, Ema Batisti Mocelin, comenta a importância da família para a sua vida, o retorno da filha para a sua casa e a importância de superarem juntas um momento de dificuldade.
“Foi muito especial quando eles aceitaram vir morar novamente conosco. Depois ela acabou ficando doente e estava morando conosco, do contrário quem iria cuidar dela? E agora, graças a Deus, está tudo bem”, explica Ema.
Exemplo de amor
Para Rosilei, a sua mãe é, de fato, um exemplo de amor e inspiração. Seu amor incondicional e sua dedicação são fontes inesgotáveis de inspiração, sempre estando ao seu lado, apoiando, incentivando e ensinando com sua sabedoria, amor e carinho. “Eu acho que a primeira palavra que podemos falar sobre uma mãe é o amor. Acompanhada da cumplicidade, dedicação e um ser de luz. A gente sempre acaba tendo a mãe como inspiração e buscando compreensão, mas com toda certeza que o amor é o que prevalece”.
Da mesma forma que é para sua filha, a professora e agricultora, mãe de Vanderlei, Rosilei e Ivonei, dona Ema Batisti Mocelin, comenta a extrema importância da família na sua vida como alicerce, fonte de amor, apoio e segurança. “A minha família sempre foi muito unida. Nós nos amamos muito, sempre fomos de nos abraçar e comemorar juntos”, comenta Ema.
Mensagem especial
Na vida agitada e muitas vezes caótica, é fácil perder de vista o que realmente importa e por isso, Roselei deixa uma mensagem especial para todas as mães. “Amém seus filhos, independentemente de qualquer situação, amém seus filhos, os abracem, pois vale a pena. A gente precisa confiar nas pessoas e transmitir o amor que está faltando na humanidade”, ressalta.
Da gravidez ao nascimento, ser mãe é dedicação, é uma manifestação de amor e cuidado, com base nesse pensamento, Ema Mocelin, compartilha sua mensagem neste Dia das Mães. “Eu gostaria que todas as mães fossem reconhecidas como mães, que elas tivessem o direito de ser felizes. Que elas tenham uma família que as amem, vivendo em união e recebendo o valor que merecem, pois a mãe é quem doa a vida pelos seus filhos, então, o meu pedido é que todas as mães sejam muito felizes”, finaliza Ema.