A equipe istrativa de Jacutinga realizou, na terça-feira (02), uma reunião para debater o planejamento para o ano de 2024. Conforme o prefeito, Carlos Alberto Bordin, “as expectativas para o novo ano são muito positivas, porque com a captação de recursos para investimentos serão colocados em prática os projetos apresentados e aprovados”.
Os membros do Poder Executiva já tinham se reunido no final de dezembro para uma avaliação da gestão e das atividades desenvolvidas durante o ano de 2023. Bordin classifica o período como produtivo. “Conseguimos inaugurar dois campos de futebol, quadra de esportes de grama sintética, readequar duas quadras, modernizar a Casa da Terceira Idade, entre outras ações implementadas”.
Projeções
O novo ano poderá ser definido por investimentos em diferentes áreas públicas. “Estamos concluindo a Casa da Cultura, um espaço moderno e adequado para receber eventos. Também estaremos iniciando a Casa do Xadrez, local destinado à pratica e fortalecimento desse esporte”, falou Bordin.
Empreendimentos
A prefeitura de Jacutinga está com o processo licitatório em aberto para receber projetos de implantação de novos empreendimentos no Centro Empresarial de Logística, Indústria e Serviços (CELIS). De acordo com o prefeito, de 31 lotes disponíveis, 24 serão colocados à disposição para a instalação de empresas.
Saúde
Para atender a demanda e agilizar os serviços oferecidos na área da saúde, a istração municipal fará a ampliação da UBS e do número de médicos que realizam o atendimento. “Há uma expectativa positiva quanto aos avanços na área da saúde, com projeto de ampliação dos serviços de odontologia e telemedicina”, comentou Bordin.
Educação
Os investimentos na área da educação são pontos evidenciados pela prefeitura. Segundo o secretário de Educação, Ronaldo Bordin, no ano ado foram feitas as reformas e a reinauguração da escola infantil Arco-Íris, com a remodelação da fachada, recepção, o dos alunos, área coberta e construção de duas salas de aula novas. O investimento feito com recurso próprio foi de R$ 450 mil.
As escolas municipais foram remodeladas com equipamento de segurança, porteiro eletrônico, informatização, climatização total dos espaços. O valor investido foi de aproximadamente R$ 100 mil.
Continuidade de projetos
De acordo com o prefeito, em 2024 será reformado e ampliado a escola Dr. Darvile Dall’Oglio. “Manteremos toda a questão do material didático de alta qualidade, com a distribuição de apostilas, uniformes, oficinas no contraturno escolar”, relata.
Os projetos escolares terão continuidade durante o período letivo como o Projeto Sinal Verde, sobre educação para o trânsito, Atitude Saudável (alimentação na escola), União Faz a Vida, Reciclar Faz Bem e Educação Financeira.
Infraestrutura e agronegócio
“Iniciamos as obras de revitalização da Praça Germano Sitta, com instalação do espaço infantil. Queremos também garantir a recuperação do trecho urbano da ERS-211 que é parte da Avenida Ângelo Gaspareto”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo ainda citou o apoio ao setor agropecuário com incentivo nas atividades de avicultura, suinocultura, ovinocultura, psicultura e produção de grãos. Dentro do planejamento da prefeitura, está a realização da Expo Jacutinga, programada para o mês de março, em comemoração aos 60 anos de emancipação do município.