As intervenções com cavalos para TEA/TDAH é uma abordagem terapêutica que utiliza a interação entre humanos e equinos para promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Com resultados notáveis em casos anteriores, a Parceria Atividades Equestres de Gaurama decidiu aprofundar sua pesquisa, focando especificamente no impacto dessa terapia em crianças.
Está sendo desenvolvido um estudo de caso envolvendo um grupo de praticantes, cada um enfrentando desafios psicológicos e emocionais únicos. As atividades aconteceram em um ambiente controlado, com profissionais da saúde mental e equitador.
Durante as sessões, os integrantes tiveram a oportunidade de estabelecer conexões profundas com os equinos. A simples presença dos cavalos proporcionou um ambiente seguro e reconfortante, permitindo que as pessoas se abrissem emocionalmente. O contato com os animais, a escovação, a expressão de emoções, situações e vivências de vida criam oportunidades para desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, empatia, elaboração e ressignificações.