Agricultores do município que realizaram os serviços de silagem terceirizada, por meio de programa autorizado pela Lei Municipal nº 3.067 de 29 de dezembro de 2022, se reuniram na Câmara de Vereadores de Jacutinga, na semana ada. Até o momento foi feita a colheita em 23 propriedades, somando 111 hectares, e o valor reado é de R$ 61.050,00
A presidente da Câmara, Débora Ogliari, parabenizou a iniciativa e o modelo a ser trabalhado com o auxílio, tornando mais eficiente a colheita, e colocou os vereadores à disposição para ouvir os produtores rurais.
O representante da Emater, Derli Dalastra, falou da importância do auxílio para os produtores de leite que a Emater faz, por meio do acompanhamento e do mapeamento das áreas de colheita, sempre atuando na atenção e melhoria das atividades.
O secretário de Agricultura, Darci De Ré, falou sobre o debate interno que ocorre para fins de encontrar sempre a melhor solução para o setor primário, e que neste ano com o modelo diferente de ree do auxílio ficou mais rápida a colheita, que não depende somente de uma máquina.
O vice-prefeito, Ricardo Menegaz, ressaltou que o Executivo está sempre apoiando o setor primário e que, apesar da estiagem severa que foi registrada na região, o município continua evoluindo e ampliando as ações de apoio ao setor primário.
Para o prefeito, Beto Bordin, ressaltou que a previsão é de R$ 150 mil para apoio ao produtor nos serviços de silagem com colhedora terceirizada, além de outras ações realizadas como a construção de cinco microaçudes de forma gratuita para os produtores habilitados, serviços de desassoreamento dos açudes com a máquina escavadeira hidráulica cedida pelo governo do Estado, serviços de manutenção dos açudes com máquina própria, além da previsão de chegada de máquinas novas – ensiladeira duas linhas, espalhador de esterco líquido, espalhador de calcário, além da reserva de mudas frutíferas.
O prefeito também expôs ações sobre o turismo rural, que busca incentivar uma nova fonte de renda às famílias do campo. Em seguida, foi feita a entrega dos cheques a todos os produtores e foi aberto a palavra ao Banco Banrisul e a Cooperativa de Crédito Cresol, que expam alternativas para o produtor rural em relação ao crédito.
Acompanharam o momento o prefeito, Beto Bordin, do vice-prefeito, Ricardo Menegaz, da presidente da Câmara de Vereadores, Débora N. Ogliari, do secretário de Agricultura, Darci José de Ré, do chefe do Escritório da Emater, Derli Dalastra, e do presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Ledimar Orlando.