No último sábado, 8, o município de Quatro Irmãos fez o lançamento do Polo Turístico Histórico da Imigração Judaica, com a presença da direção do Instituto Marc Chagall, historiadores, lideranças de diversas representações da região e do jornalista Sergio Lerrer, incentivador do projeto. Foram as primeiras visitas técnicas, visando o projeto de recuperação predial e criação de atrativos de narrativa histórica, dentro do acordo entre o instituto e a istração municipal para criação do polo turístico.
O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, é uma associação sem fins lucrativos, criado em Porto Alegre em 25 de novembro de 1985, por um grupo de intelectuais e empresários judeus, para suprir a falta de um organismo/associação que divulgasse a cultura judaica de uma forma ampla.
Na década de 1980, de forma pioneira no país, a associação coletou 570 entrevistas de imigrantes judeus e seus descendentes, ando a colecionar uma vasta documentação e a realizar pesquisas com este material. Seu acervo tem sido sistematicamente consultado por pesquisadores nacionais e estrangeiros e constitui um importante arquivo da memória da imigração judaica no país.
O memorial de Quatro Irmãos ocupa o prédio que no ado foi o Hospital Leonardo Cohen, pioneiro espaço de referência de saúde na região, no núcleo da antiga colônia. No século ado também havia escola judaica, açougues e 3 sinagogas.
Na época, foi um verdadeiro vilarejo do leste europeu cravado nas coxilhas gaúchas, com a perspectiva e a oportunidade de refazerem suas vidas em um novo país, a partir do trabalho no campo (sendo que a grande maioria tinha seus ofícios baseados em outras atividades).
A existência de algo tão singular ocorreu pela obra do Barão Maurice de Hirsch e sua esposa Baronesa Clara de Hirsch, filantropos alemães de origem judaica que, no fim do século 19, se preocuparam em salvar população atingida pelas perseguições no leste europeu
Os judeus começaram a chegar a partir de 1911. Muitos deles partiram depois para outras paragens, e alguns mantiveram propriedades rurais por ali mesmo, mas estabelecendo residência em o Fundo, Erechim, Cruz Alta e região.