Na manhã da última sexta-feira (10), a Secretaria de Educação do Município de Gaurama organizou uma palestra com o tema “A escola livre da violência contra as mulheres”, ministrada pela Dra. Luísa Fernanda Silva dos Santos, formada em Direito, com pós-graduação em direito processual civil, direito das mulheres, advocacia feminina e história e cultura afro-brasileira.
Na oportunidade, Luísa falou para as turmas de sextos a nonos anos e primeiro ano do ensino médio, da Escola Municipal Presidente Vargas e do Colégio Estadual Libano Alves de Oliveira, sobre a Lei 11.340 – Lei Maria da Penha, e comentou sobre os tipos de violência cometidos contra a mulher que estão dispostos no artigo 7, incisos I, II, III, IV e V, sendo elas: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
De forma didática, os estudantes receberam informações de como identificar os tipos de violência, como evitá-las e quais medidas tomar caso sofram ou presenciem tais atos. Também foram alertados sobre o alto índice de feminicídio que ainda ocorre em nosso país.
O evento faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas nas escolas, através da Resolução CME nº 20, de 25 de abril de 2022 que regulamenta a obrigatoriedade de incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Gaurama– RS.
Conscientizar os jovens desde o início da sua formação é de extrema importância para o enfrentamento da violência doméstica e familiar, e para promover a construção de uma sociedade com novos olhares, justa e igualitária.