Com o objetivo de melhorar e consolidar o programa de apoio aos agricultores do município de Jacutinga, envolvidos na atividade da bovinocultura de leite, o poder público municipal através da secretaria municipal da agricultura, incentiva e subsidia a produção de silagem, seja com máquinas próprias da prefeitura ou com colhedoras terceirizadas.
Além de disponibilizar duas ensiladeiras acionadas com trator, visando dar maior agilidade para a produção de silagem em tempo hábil e de qualidade. Neste ano de 2023, com base legal no projeto de Lei 3.067 de 29 de dezembro de 2022, aprovado por unanimidade na câmara municipal de vereadores, foi buscado melhorar o apoio concedido em anos anteriores, ou seja, este ano será reado o valor de R$ 550,00 por hectare, diretamente para o agricultor que elaborar silagem com a máquina terceirizada.
Outra melhoria, para aumentar o apoio concedido na safra ada, ou-se de 7,0 hectares para 10 hectares por ano o incentivo financeiro. E mais, neste ano buscando agilidade e qualidade nos serviços de silagem, foram cadastradas cinco colhedoras de terceiros, onde o agricultor poderá, através de contato direto com o prestador do serviço, optar pela máquina que melhor lhe convier, considerando além de outros fatores como a localização geográfica da propriedade demandante em relação ao proprietário da máquina e ainda a logística de deslocamento da colhedora e da estrutura de transporte da silagem.
Cabe salientar também que as colhedoras cadastradas, são semi-novas com alta capacidade de produção, proporcionando um serviço de qualidade com a agilidade necessária para a elaboração da silagem em tempo hábil. Por fim, para os agricultores que optarem por fazer o serviço com ensiladeiras da prefeitura, os mesmos terão três horas gratuitas. A silagem faz parte do programa de apoio a bovinocultura de leite, meta "Balde Cheio".