Estamos vivendo uma situação muito diferente com a pandemia e todos sentem no bolso os efeitos negativos da crise sanitária. Sem contar as vidas perdidas para a doença. Por outro lado, essa situação nos forçou a rever condutas individuais e conceitos, entender a realidade de um jeito diferente. Nos fez refletir sobre a vida em coletividade.
Assim como a nossa ação interfere na questão da pandemia, também tem reflexos na economia local. E, por isso, é importante comprar e valorizar as empresas locais, os negócios do bairro e da comunidade, comprar nos mais diferentes segmentos. Isso é muito importante, neste momento, principalmente, mas sempre foi, porque assim se mantém empregos em meio a uma crise econômico-sanitária, gera-se renda, receita para as empresas. Num momento muito difícil que sabe-se lá quando vai ar. Comprar no comércio local se contribui para manter toda uma estrutura que foi construída com muito custo e esforço, e que se vier a se desmanchar vai demorar para se reerguer novamente.
Temos que valorizar as empresas locais e quem pode gastar, pois a crise é generalizada, deve direcionar esses recursos para essas empresas. É um momento para se ajudar porque um emprego perdido em âmbito municipal tem efeitos também na economia local, e quanto mais pessoas desempregadas, maiores serão os problemas para todos nós, não somente para quem perdeu o seu trabalho. Por mais que a internet facilite a compra de um produto, que virá de fora, é melhor comprar ele aqui, porque com isso vai se manter um emprego, gerar impostos pro município, que amanhã irão dar retorno para a própria comunidade, seja numa obra de praça ou na saúde, como se está vendo agora na pandemia.
O momento requer mudança de postura e de percepção da realidade, já que as nossas ações têm reflexo na estrutura social, que por sua vez nos afeta também. Valorize o comércio local pra que ele continue existindo.