Segurança alimentar e secagem e armazenagem de grãos foram os temas do Dia do Campo realizado na quinta-feira (02) em Erval Grande, na comunidade Santana. A extensionista social da Emater/RS-Ascar Nádia da Rosa palestrou sobre a importância das leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, soja, broto de alfafa, grão de bico e amendoim, entre outras, destacando o valor nutricional e os benefícios para a saúde. "As leguminosas são recomendadas para prevenir doenças e obesidade".
Também destacou que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) instituiu 2016 como "Ano Internacional das Leguminosas" que busca conscientizar a população sobre cultivos importantes que são essenciais para a agricultura sustentável e a nutrição. O engenheiro agrônomo Carlos Angonese palestrou sobre secagem e armazenamento de grãos.
A programação prosseguiu na parte da tarde, sediada na propriedade da família de Darlei e Santina Santin, que recentemente construiu uma unidade de secagem e armazenamento de grãos na propriedade. No local, em estações, foram readas mais orientações sobre os temas. Também participaram os extensionistas do Escritório Municipal de Erval Grande, Marlene Vendrame e Sinval Goulart, com informações sobre adubo verde de verão e de inverno, sementes, repelentes, entre outros assuntos.
Marlene chamou atenção para a Crotalária. Segundo ela, a crotalária, além de ser uma planta de adubação verde de verão pode ser usada como uma ferramenta a mais no controle da proliferação dos mosquitos. A flor da crolatária atrai a libélula, que é um inimigo natural, predador dos mosquitos, inclusive o "Aedes egypti". Em Erval Grande tem vários agricultores que cultivam a planta com depoimentos da redução de mosquitos no verão ado.