O presidente da Unindústria, empresário Walmir Badalotti, associa o desenvolvimento regional a dois pontos principais: 1 – Necessidade de união de esforços entre as entidades constituídas; 2 – Identificação da vocação do Norte do RS, aliada à correspondente tomada de decisão/ação. Para ele, a aproximação deve começar com a luta por pleitos comuns, como questões de logística e energia, determinantes na composição do resultado das operações e na própria competitividade dos negócios locais.
Indústria 4.0
Badalotti também observa que, em se tratando da indústria, é vital que as empresas estejam conectadas às novas tecnologias, sob pena de que os ‘atrasados’ sejam alijados do processo em detrimento daqueles que ofereçam as melhores soluções ao mercado. ‘A indústria 4.0 já é realidade. Precisamos inovar e evoluir. Em razão disso, por exemplo, a Unindústria firmou parceria com a URI, desenvolvendo o projeto ‘URI Indústria’, que traz as tecnologias para dentro de nossas em
presas’, destaca.
Menos burocracia e planejamento
Em âmbito municipal, Walmir Badalotti sustenta que Erechim precisa aperfeiçoar a sua legislação, tornando o processo menos burocrático, além de elaborar um planejamento estratégico de médio e longo prazo que estabeleça um norte para as ações de desenvolvimento local.