21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Região 41r5e

Água que chega às comunidades do interior de Gaurama é fiscalizada para garantir a qualidade 4q5v5n

Poços, fontes e caixas são monitorados e recebem tratamento adequado

teste
Gelson fiscal
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A água está presente no nosso dia a dia, desde o cozimento de alimentos, para hidratação do corpo, higiene e demais formas de uso. Não é para menos que é o líquido mais consumido do mundo, afinal, é primordial para a vida e para a manutenção da saúde. “Receber água tratada nas torneiras é uma questão de saúde pública, uma vez que, o não tratamento causa doenças nas pessoas. Febre tifoide, cólera, diarreias, esquistossomose e até hepatite, são as doenças mais conhecidas e que, normalmente têm origem na contaminação da água”, explica a Secretária Saúde de Gaurama, Márcia Wosniak Devens, que também é enfermeira.

Para os gauramenses que residem no perímetro urbano do município, a Corsan faz o tratamento e a distribuição, porém, o sistema no interior do município é diferente. A água vem dos poços ou fontes e chegam aos reservatórios. Ali, recebe o tratamento adequado que é realizado por uma empresa contratada pelo Governo Municipal, ficando própria para o consumo. Dos reservatórios até as casas, as comunidades se responsabilizam.

A Secretaria de Saúde, juntamente com Vigilância em Saúde do Município desenvolve um papel essencial para a prevenção das doenças, pois todos os locais são devidamente fiscalizados pelo funcionário Gelson Saccomori (foto), que, além de verificar a qualidade da água através do encaminhamento de amostras para análises, é quem alimenta toda a parte burocrática que deve ser feita junto ao Ministério da Saúde.

“Gaurama sempre teve água em abundância, porém, nesses últimos três anos, a qualidade da água é inquestionável. Às vezes os moradores reclamam do gosto do cloro, mas, dos reservatórios até as casas, acontece de estourar um cano e a comunidade concerta. Porém, se houve contaminação dessa água, o cloro age rápido e o gosto sentido é das bactérias mortas. Se não houvesse esse tratamento, as pessoas poderiam adoecer muito, pois as bactérias estariam agindo diretamente no organismo de cada um”, afirma o fiscal Gelson.

 “Tanto eu, como o vice-prefeito Elias Seibt, entendemos que saúde é a ausência de doenças então, as ações em prevenção recebem muito a nossa atenção. São os melhores investimentos, pois é desta maneira que a saúde se efetiva. Queremos uma sociedade saudável e para isso, zelamos pela qualidade da água e também oferecemos muitos outros programas e atividades que visam à prevenção”, afirma, o prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton.

Gaurama possui 15 poços profundos e 3 fontes. Há também 3 poços em processo de licenciamento que vão melhorar ainda mais o o à água potável aos moradores do interior do município.

Leia também 3l63

  • Secretaria de Urbanismo de Entre Rios do Sul intensifica ações de limpeza e melhorias em diversos pontos do município 37291u

    A istração Municipal realiza manutenções, limpezas e melhorias em infraestrutura urbana, reforçando o compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da população

  • Manter compromisso com bem-estar da comunidade 2b3f3u

    O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar Klos, assume, oficialmente, como prefeito em exercício de Centenário

  • Engrandecer os eventos 5uss

    istração municipal de Três Arroios doa pratos à Paróquia Santa Isabel da Hungria

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Prefeitos e vereadores podem ter mandato de seis anos em 2028

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    O primeiro amor nasce no seio familiar

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice