Sábado foi o Dia “D” de combate aos Aedes Aegypti em Barão de Cotegipe.
Durante todo o dia, um pedágio levou informações aos moradores e motoristas que aram pela Avenida Ângelo Caleffi. O objetivo da ação foi conscientizar a comunidade sobre os riscos que o Aedes Aegypti traz para a saúde. Agentes e funcionários da UBS e da Emater entregaram panfletos e rearam dicas de como eliminar o mosquito que é perigoso, pois transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus.
De acordo com o Secretário de Saúde Elisandro Pagliari até o fim do verão, período considerado mais crítico, as equipes de combate em endemias vão percorrer o município, ando em cada residência e estabelecimento comercial, a fim de localizar e eliminar possíveis focos. “Estamos em estado de alerta e é deve dos moradores permitir a entrada das agentes em suas residências. Quem não colaborar será notificado”, salientou.
Os dados da Secretaria Estadual de Saúde alertam que só neste início de ano, já são 58 casos de dengue confirmados no Rio Grande do Sul. Durante o ano de 2015, foram notificados 4.067 casos suspeitos de Dengue, dos quais 1.279 foram confirmados. Dentre os confirmados, 233 (18,2%) foram contraídos fora e em 1.046 (81,8%) os casos, a contaminação ocorreu dentro do RS. O mais próximo na região foi detectado em o Fundo.