21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Publicidade 6s594i

Estado 663y47

PL de Zanchin obriga fornecimento de merenda especial para alunos com restrições alimentares 2x4n32

Deputado apresentou projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento de merenda especial para alunos da rede estadual de ensino que tenham restrições alimentares

teste
Foto: Mariana Carlesso
Por Mariana Carlesso

Deputado apresentou projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento de merenda especial para alunos da rede estadual de ensino que tenham restrições alimentares

O PL 380 2015 estabelece que a alimentação especial será oferecida a crianças e adolescentes que sofram de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose. “A proposta visa a promover a construção de uma orientação clara para a adaptação dos cardápios de merenda escolar às necessidades dos alunos, quando diagnosticada alguma restrição alimentar decorrente de patologias. Isso é de fundamental importância para a qualidade de vida do educando, seu aprendizado e preservação de sua saúde”, argumenta o parlamentar.

As doenças contempladas na proposta do peemedebista apresentam incidência crescente no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul. O Diabetes, por exemplo, é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, atingindo cerca de 246 milhões de pessoas. A doença afeta 5,9% da população adulta mundial e é responsável por 3,8 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, existem cerca de 10 milhões de diabéticos, e a previsão é de que este número aumente de 25% a 50% no decorrer dos próximos anos devido, entre outras causas, à longevidade progressiva da população.

Alerta alimentar 
A Hipertensão é a causa de 9,4 milhões de mortes no mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, 30 milhões têm o diagnóstico positivo, e outros 12 milhões ainda não sabem que possuem a doença.

A obesidade é outra patologia que apresenta taxas crescentes. Segundo projeções da OMS, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso, e outros 700 milhões estarão obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

No Brasil, mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, a taxa está em torno de 15%. A doença celíaca afeta em torno de dois milhões de pessoas no Brasil. E prevalência da fenilcetonúria no Brasil é de um caso em cada 15 mil nascidos, um pouco abaixo da média mundial (um por 10 mil).

Projeto com teor semelhante tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Leia também 3l63

  • Erechim recebe 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul 2r3r38

    Evento promovido pela Famurs acontece no Parque da ACCIE

  • EGR alerta motoristas para 13 intervenções em rodovias do Estado nesta semana 3t2e2m

    Na ERS-135 no Alto Uruguai, intervenções entre os quilômetros 30 e 65, Sertão a Erebango.

  • Deputado Paparico Bacchi protocola requerimento para a criação da Frente Parlamentar contra os pedágios 5q5r5u

    A proposta teve o apoio de 18 parlamentares e o documento será avaliado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na próxima terça-feira (18)

Publicidade 6s594i

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Em crise, transporte público será socorrido com R$ 1,44 milhão pelo Executivo

  • Dennis Allan 6c5g62

    Habacuque esperou

  • Lindanir Canelo 8405g

    Caimento correto do blazer masculino

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    Discernimento à luz do Espírito

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Cachorro velho

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Não dá pra ficar com um pé em cada canoa

  • Gilberto Jasper 1v64e

    As bizarrices das redes sociais