21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Blog do Dennis Allan 3a5q6x

Somente em Deus 2503v

Por Dennis Allan

Ouvimos o nome de Deus com muita frequência. Expressões como “Vai com Deus”, “Se Deus quiser” e “Graças a Deus” fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. Eu gosto desse fato, porém fico preocupado com o perigo da insinceridade. Falamos de Deus e da sua soberania com sinceridade, ou apenas “da boca para fora”?

Exemplos bíblicos apresentam grandes desafios. A fé de Abraão recebe destaque porque ele esperou décadas pela primeira etapa de cumprimento de grandes promessas (registradas em Gênesis 12:1-3) e morreu sem ver nenhuma delas cumprida. Daniel se mostrou confiante quando foi jogado aos leões. Décadas antes, seus amigos mostraram a mesma confiança quando foram lançados em uma fornalha. Pedro dormiu na prisão sob ameaça de morte. Paulo e Silas cantavam louvores em outra prisão. Estêvão orou ao Senhor quando golpeado por pedras.

Davi, o segundo rei de Israel, errou várias vezes tentando resolver problemas com seus próprios recursos, mas ele aprendeu e se arrependeu, sempre buscando a comunhão com o Senhor. Um dos Salmos de Davi enfatiza sua confiança em Deus com o refrão:

“Somente em Deus a minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação.

Só ele é a minha rocha, a minha salvação e o meu alto refúgio; não serei muito abalado” (Salmo 62:1-2, 5-6).

Nesse Salmo, Davi fala de mentiras e maldições proferidas com intenção de derrubá-lo, mas ele se mantém firme na sua confiança em Deus.

Em contraste com Deus, ele fala dos seres humanos, tanto pessoas comuns como as poderosas, e diz que todas elas juntas “são mais leves do que a vaidade” (62:9).

É muito fácil ceder à intimidação humana e à tentação de recorrer a táticas humanas para se proteger. Davi até fez exatamente isso em momentos de fraqueza. Sua própria força e inteligência, porém, nunca resolveram seus problemas. Davi aprendeu a importância da confiança em Deus e concluiu que “o poder pertence a Deus” (62:11).

Táticas carnais nunca são respostas adequadas à maldade dos outros. Paulo, talvez o homem mais perseguido da história bíblica, alertou sobre o perigo de confiar em tais defesas: “Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2 Coríntios 10:3-4).

Davi tropeçou muitas vezes, mas aprendeu a confiar em Deus. Precisamos aprender as mesmas lições e desenvolver a mesma fé!

Leia também 3l63

  • Apolo: eloquente e humilde 623k1l

  • A chegada do Rei 3w1n1z

  • A mulher de Pedro m1k3o

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Prefeitos e vereadores podem ter mandato de seis anos em 2028

  • Dennis Allan 6c5g62

    Apolo: eloquente e humilde

  • Lindanir Canelo 8405g

    Como ficar elegante usando calça legging no inverno 2025

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    Discernimento à luz do Espírito

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Compensar

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Medos - fantasia e realidade

  • Gilberto Jasper 1v64e

    Paradoxos da velhice

Publicidade 6s594i

Horóscopo 2o1b3t

Virgem
23/08 até 22/09
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade 6s594i