Fiadores 2o525w
Uma maneira comum de garantir o aluguel de um imóvel é por meio de um fiador. A pessoa que assina como fiador geralmente precisa comprovar sua renda e apresentar um imóvel como garantia. O fiador corre risco até maior do que o próprio inquilino. No livro de Provérbios, encontramos avisos sobre os riscos de ser fiador, entre eles: “Não esteja entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se você não tiver com que pagar, vão acabar lhe tirando até mesmo a cama em que costuma se deitar!” (Provérbios 22:26-27). Quem agir como fiador precisa ter condições de assumir a dívida do outro.
Locadores pedem a garantia de um fiador por não terem certeza das condições ou honestidade dos locatários. O autor de Provérbios disse que nunca deve assumir esse tipo de compromisso se não tiver condições de cobrir a obrigação do outro.
A mesma palavra aparece em outro contexto bíblico, parte de um apelo de um servo do Senhor que sofria opressão por causa das mentiras dos outros. Ele implorou ao Senhor: “Tenho praticado juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores. Sê fiador do teu servo para o bem; não permitas que os soberbos me oprimam” (Salmo 119:121-122).
O autor desse Salmo pediu para Deus ser seu fiador. Que figura fascinante!
Deus é capaz de pagar a dívida que nós não podemos quitar. As Escrituras mostram claramente que a dívida do pecado é algo além das condições de qualquer ser humano. Em Mateus 18, Jesus ilustrou esse fato por uma parábola de um servo, uma pessoa física, com uma obrigação bem maior do que a dívida nacional do Brasil! Paulo afirmou que todos pecaram e que o salário do nosso pecado é a morte (Romanos 3:23; 6:23). Não temos a mínima possibilidade de pagar nossa dívida.
No contexto do Salmo citado, enxergamos outro aspecto do pedido ao Senhor. Quando alguém aceita ser fiador, normalmente demonstra confiança na pessoa que precisa de ajuda. Frequentemente, pais assinam como fiadores dos seus próprios filhos, mostrando confiança na integridade do filho. Nesse Salmo, o autor se revela como vítima de calúnias e pede para Deus afirmar sua confiança nele. Ele queria que Deus mostrasse sua inocência para calar a boca das pessoas que falavam mentiras.
Apesar da sua confiança no Senhor, o salmista itiu que a resposta de Deus estava demorando e pediu que o Senhor entrasse em ação para trazer a justiça (Salmo 119:123,126). Deus pode até ser fiador, mas fará isso no tempo dele!