Para a prefeita de Maximiliano de Almeida, Dirlei Bernardi dos Santos, foram muitas lutas para conquistar os espaços que a mulher ocupa hoje. Ela afirma que a mulher tem um diferencial, um olhar diferente, uma maneira de contagiar as pessoas e, assim é também com a forma de istrar. "A mulher é muito capaz", diz.
Dirlei se orgulha da luta que muitas mulheres travaram e que possibilitou a construção do caminho para que ela hoje esteja à frente da prefeitura de Maximiliano de Almeida.
Ela comenta que ainda há muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia, inclusive discriminação, por ser uma mulher a gestora do município. "Mas isso nos fortalece como mulheres", diz.
A mulher além de se dedicar muito no trabalho tem que cuidar das tarefas da casa, e para isso precisa ser lutadora e guerreira.
Segundo Dirlei mais mulheres deveriam fazer parte da política, e que se vive um momento em que as mulheres precisam estar engajadas para desenvolver o Brasil, Rio Grande do Sul e os municípios da região. "Acredito muito no potencial da mulher", afirma.
Outro ponto positivo da postura feminina é sempre estar se atualizando, buscando informações sobre aquilo que está fazendo, estar dialogando com a realidade, e por isso é importante inserir a força feminina na sociedade.
Conforme Dirlei, outra característica importante da mulher é a sua visão humanitária, que ela acaba imprimindo também na gestão pública, fazendo com que a política tenha mais cuidado com as pessoas e o bens públicos. "A gente é capaz e luta para fazer as coisas acontecerem", salienta.
"Podemos avançar muito mais, ir mais além do que conquistamos até aqui. Com o ar do tempo mais mulheres virão, e o nosso olhar diferente para o desenvolvimento é que vai fazer a diferença para o nosso país", destaca.