21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Leia a edição impressa 3t273c

Blog do Diocese 5k4fz

Dom Adimir

Discernimento à luz do Espírito 1rs5

Por Diocese

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Celebramos o 6º Domingo da Páscoa e nele somos convidados a mergulhar mais uma vez no ensinamento de Jesus para a vivência do Amor e para dar sentido à vida de Comunidade, guiados pelo Espírito Prometido, o qual nos auxilia na abertura ao diálogo e no discernimento das melhores soluções ante os desafios que se nos aparecem na ação evangelizadora.

Prezados irmãos e irmãs. É hora de valorizar mais a participação presencial em nossas celebrações comunitárias, compreendendo o Domingo como “Dia do Senhor”. Nada substitui a missa ou a celebração dominical presencial, a não ser em caso de reais impossibilidades de deslocamento até nossas igrejas. É na comunidade que aprendemos a renovar nossa fé e nosso espírito fraterno. É na comunidade que somos alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, sinais da presença de Jesus Cristo Ressuscitado que nos leva à comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

Na Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos, na liturgia deste domingo, vemos a Igreja em expansão, e, devido a isso, o enfrentamento dos primeiros desafios impostos à evangelização. Entre eles está o processo de aceitação e entrada dos pagãos ao cristianismo, segundo uma questão polêmica: Deve-se impor também a eles a lei de Moisés?  Precisa ser hebreu para se tornar cristão? A Salvação vem pela “circuncisão” e pela observância da Lei de Moisés ou única e exclusivamente por Cristo? Desta forma, os Apóstolos reunidos em Assembleia Conciliar, chamado Concílio de Jerusalém, realizado por volta do ano 49, reagem com discernimento e, dóceis à vontade do Espírito, apresentam a solução do problema, a saber: “Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável... (At 15,28)”. Assim, os Apóstolos resolveram o conflito com o diálogo e abertura às moções do Espírito Santo. Eis um grande ensinamento que a Igreja nascente, reunida em Assembleia em Jerusalém, se nos apresenta: é preciso enfrentar os desafios e resolver os problemas sempre com espírito de discernimento, conjugado à escuta e ao diálogo.

A Leitura do Apocalipse de São João propõe um olhar para a direção final da vida, ou seja, a construção da “Jerusalém Celeste”, baseada na comunhão com Deus, na vivência fraterna e na busca da vida plena para todos. A “Nova Jerusalém” é um lugar de proteção e felicidade, onde viveremos a vida definitiva no seio da Trindade.

Caríssimos irmãos e irmãs. O Evangelho nos convida a abrir o coração para a ação do Espírito Santo que será enviado à Igreja. Recorda Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada [...] Mas, o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (Jo 14, 23.26). Jesus anuncia sua partida aos apóstolos, mas garante o envio do Espírito Santo que ensinará e ajudará a recordar a sua proposta. É o Espírito Santo que guiará a Igreja e manterá a comunhão com Ele, reafirmando sua promessa de ser presença na vida de todos, até os confins do mundo (cf. Mt 28,16-20).

Irmãos e irmãs. Todos os problemas que surgem em nossa vida, seja no campo pessoal ou comunitário, precisam ser refletidos para se chegar a uma decisão sábia de como resolvê-los. É verdade também que nem sempre encontramos respostas. Por isso, aprendemos a lição de que, para viver a comunhão com projeto de Jesus, na esperança de uma vida plena para todos, precisamos estar abertos à ação do Espírito Santo que nos oferece sempre o justo discernimento. Peçamos a graça de viver com a sabedoria e as luzes do Espírito Santo Prometido por Jesus, o qual derrama sobre nós a abundância de seus dons.

Que Maria, Mãe de Jesus, ajude-nos a estarmos, como ela, abertos sempre ao Projeto de Deus para a nossa vida, para o bem de nossas comunidades e de todo o povo cristão. Desta forma, com as luzes do Espírito Santo Prometido por Jesus, sejamos fortalecidos na fé, na esperança e na construção de um mundo melhor para todos.

Deus abençoe a todos e bom domingo.

Leia também 3l63

  • O primeiro amor nasce no seio familiar 1y4hx

  • A espiritualidade de Jesus “Bom Pastor” 3f2846

  • Jesus Ressuscitado presente no ordinário da vida 605s6j

Publicidade 6s594i

Blog dos Colunistas e664z

  • Pente Fino

    Rodrigo Finardi 5eh4r

    Em crise, transporte público será socorrido com R$ 1,44 milhão pelo Executivo

  • Dennis Allan 6c5g62

    Habacuque esperou

  • Lindanir Canelo 8405g

    Caimento correto do blazer masculino

  • Neivo Zago s3626

    Futebol e suas nuances

  • Diocese 2z5x2x

    Discernimento à luz do Espírito

  • Marcos Vinicius Simon Leite 5g2q45

    Cachorro velho

  • Jaime Folle 5a5p6k

    Não dá pra ficar com um pé em cada canoa

  • Gilberto Jasper 1v64e

    As bizarrices das redes sociais

Publicidade 6s594i

Horóscopo 2o1b3t

Peixes
20/02 até 20/03
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade 6s594i